A atmosfera de corrupção e maldade em Ur dos Caldeus

Você se deixa influenciar pelo ambiente ao seu redor?

Imagem de capa - A atmosfera de corrupção e maldade em Ur dos Caldeus

Desde o início de Gênesis, o telespectador da Record TV tem aprendido os motivos pelos quais a Humanidade enfrenta muitos problemas. Como mostra a novela, a grande maioria deles ocorre quando o homem se afasta de Deus. Isso é perceptível na quarta fase da trama, que tem como cenário a antiga capital da Mesopotâmia, Ur dos Caldeus, uma cidade arquitetada para servir a deuses e onde tudo se tornava motivo de adoração. Entretanto o lugar estava distante do Verdadeiro e Único Deus. Cidade natal de Abraão (Vitor Novello/Zé Carlos Machado), Ur dos Caldeus era marcada por conflitos políticos e religiosos.

Nessa fase, o personagem Terá (Ângelo Paes Leme), pai de Abraão, é o protagonista. Ambicioso, ele se mudou com a esposa, Amat (Branca Messina), para Ur dos Caldeus com o objetivo de dar uma vida próspera para a família. As cenas revelam que Terá consegue alcançar a prosperidade que almejava. A cada capítulo, porém, se vê que ele está bem diferente de quando chegou ao local: sua fé e princípios já não são mais os mesmos.

Ao mesmo tempo que a novela mostra a trajetória de Terá, conhecemos mais um pouco de Ur dos Caldeus e seus habitantes. Na cidade proliferavam a corrupção, o adultério, os roubos, as brigas e disputas de poder. Por falta da Fé inteligente, as emoções e os impulsos eram desenfreados, como comprovam as atitudes dos personagens.

O principal deus em Ur dos Caldeus era Nana, que supostamente passava orientações para o sumo sacerdote e este, por sua vez, as transmitia ao rei Ibbi-Sim (Felipe Roque).

Uma das situações que exemplificam a degradação dos valores humanos em Ur dos Caldeus envolve justamente o sumo sacerdote Kissare (Norival Rizzo). O personagem sofreu uma tentativa de homicídio, disfarçada de acidente, provocada por Morabi (Jairo Mattos), que tinha a intenção de ocupar o lugar dele e obter benefícios. Para desespero de Morabi, Kissare conseguiu escapar. Não satisfeito, o vilão mais uma vez atentou contra a vida de Kissare ao asfixiá-lo com um travesseiro e a tentativa foi frustrada de novo. Apesar disso, o sumo sacerdote tem uma amnésia parcial, fato que abriu as portas para que Morabi alcançasse o posto tão cobiçado.

O rei Ibbi-Sim tinha como responsabilidade tomar decisões políticas em Ur dos Caldeus e seu grande receio é que Nana não se agrade com suas ações, o que o levaria a perder o reinado. Por isso, ele faz tudo que o sumo sacerdote manda. Ao lado dele está a rainha Enlila (Maria Joana), uma mulher perversa capaz de tudo para se manter como a preferida. Em uma das cenas, ela não esconde que sentiu prazer ao ver o rei sendo esbofeteado durante um ritual de humilhação para os deuses. A megera foi capaz de arruinar o terceiro “casamento sagrado”, que deveria ser marcado por virilidade, segundo os deuses do local. Quando o rei e Nadi (Camila Rodrigues) se preparavam para a primeira noite juntos, ela colocou uma poção na bebida do rei, o que lhe causou impotência. A segunda esposa dele, Kala (Talita Tilieri), descobriu a traição e ameaçou contar tudo ao soberano. Por isso, ela foi assassinada pela rainha Enlila.

Esses são apenas alguns exemplos da atmosfera pesada do lugar. Mas, afinal, o que o cristão deve fazer em lugares como Ur dos Caldeus? Na novela, Terá mostrou dificuldades em guardar a Fé, enquanto sua esposa, Amat, permaneceu fiel ao Verdadeiro Deus e transmitiu seus princípios para os filhos Abraão e Harã.

COMO GUARDAR A FÉ?

O tema já foi abordado pelo Bispo Júlio Freitas. Em seu blog, ele afirmou que a Fé não tem nada a ver com religião, conhecimentos bíblicos ou teológicos e que é preciso guardá-la porque todas as áreas da vida, começando pela espiritual, dependem dela. “Alguém perguntará: ‘o tamanho da minha Fé importa?’ Jesus disse que é insignificante! Independentemente do tamanho da Fé, o importante é que ela esteja pura, limpa. A Fé pode ser pequena como um grão de mostarda, mas se não estiver contaminada pela dúvida, pelo orgulho, pela idolatria, pela mágoa, pelo egoísmo, pela prepotência, pela acomodação, essa Fé funciona, é viva e poderosa!”, escreveu.

Segundo o Bispo, a Fé tem a ver com a vida e a inteligência. Por isso, Jesus disse que temos que amar a Deus com toda a nossa força, com todo o nosso entendimento e de todo o nosso coração. “Guardar significa proteger, abrigar, tomar o cuidado devido. Então, quem guarda toma cuidado, cuida devidamente, protege”, finalizou.

Gênesis vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 21h, na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: Reprodução