Afiliada da Globo omite nome da Universal em reportagem sobre postos de vacinação
Espaço em templo em Sorocaba foi cedido à Prefeitura para vacinar idosos contra Covid-19 nos dias 19 e 20/3
Uma reportagem exibida em 18/3 pela TV TEM, afiliada da Rede Globo em Sorocaba (SP), omitiu o nome da Igreja Universal do Reino de Deus como um dos locais utilizados pela Prefeitura para vacinar idosos do município contra a Covid-19, no último final de semana (19 e 20/3).
Ao citar os postos de vacinação montados na cidade, a repórter mencionou os nomes completos de um instituto e de um shopping center. Quando deveria informar sobre o funcionamento de um ponto de vacinação em um templo da Universal, citou apenas a “igreja ao lado do Terminal Santo Antônio, na Av. Afonso Vergueiro”.
A menção do nome da Universal em um caso como este não seria um favor da emissora, mas apenas o cumprimento da obrigação de uma empresa, que detém uma concessão, de prestar um serviço aos idosos da cidade. A TV TEM precisa divulgar informações de utilidade pública, de modo correto e completo.
É inadmissível que o preconceito religioso da afiliada da Globo prejudique a população de Sorocaba.
Templos para vacinação
A cidade paulista é uma das quatro onde a Universal cedeu espaços em templos para funcionar como postos de vacinação contra a Covid-19. Os outros municípios são Ananindeua (PA), Marituba (PA) e Santana (AP).
Em todas as localidades, voluntários de programas sociais mantidos pela Universal forneceram alimentação e apoio logístico aos profissionais da saúde que aplicaram as vacinas.