Estado não aceita lockdown total, controla a COVID-19 e é premiado internacionalmente

Madri é governada por um partido conservador que é contra a paralisação total da economia

Imagem de capa - Estado não aceita lockdown total, controla a COVID-19 e é premiado internacionalmente

Madri (Espanha) foi premiada com a honraria “Região Empreendedora Europeia” por seu desempenho durante o ano de 2020 ao preservar a economia local mesmo diante da crise de COVID-19. O prêmio é concedido anualmente pelo Comitê Europeu das Regiões.

A presidente (cargo equivalente ao de governador, no Brasil) de Madri, Isabel Díaz Ayuso, é membro do Partido Popular, que representa os liberais conservadores da direita espanhola. Mesmo durante os períodos mais difíceis da pandemia de COVID-19, Ayuso se recusou a adotar o lockdown total. Mesmo assim a região controlou a pandemia, mantendo médias de contágio e mortes parecidas com as de outras regiões espanholas que fecharam totalmente o comércio.

Essas atitudes evitaram os colapsos econômico e sanitário em Madri.

“Não aplicamos fechamentos em massa, mas políticas moderadas e sensatas para ajudar os cidadãos a seguirem em frente com suas vidas. Para nós, o mais importante é continuar reduzindo os entraves burocráticos e incentivando as pessoas a arriscarem e colocarem seus ativos em jogo, para gerar empregos e movimentar a economia”, afirmou Ayuso durante cerimônia de recebimento da honraria. “Fechar é muito fácil, abrir é muito difícil. E, quando fecham os negócios, principalmente os familiares, que são a maioria, não abrem mais. Não há subsídio que vença o fechamento ”.

Ayuso assumiu a presidência no final de 2019 e, já em seus primeiros meses de mandato, deparou-se com a pandemia. Entre outras medidas, ela adotou a testagem em massa, a construção e manutenção de um hospital de campanha e a conscientização da população. Agora, Ayuso está focado em vacinar o quanto antes todos os madrilenhos.

O presidente do Comitê Europeu das Regiões, Apostolos Tzitzikostas, destacou o sucesso da liderança de Ayuso:

“Ela fez um trabalho incrível ao longo de sua gestão, especialmente no ano passado, durante a crise pandêmica”.

O Bispo Renato Cardoso, durante o programa “Inteligência e Fé”, destacou que “a presidenta regional tomou as medidas sensatas para combater o vírus. Ela entendeu que o inimigo era o vírus. E não a população, não os comércios, não as atividades econômicas”.

Conforme ele explicou, antes do início da pandemia, Madri era a 4ª região motora, economicamente falando, da Espanha. Atualmente, a região é a 1ª.

“A presidenta entendeu que, em meio a essa pandemia, ela precisava incentivar o empreendedorismo, para que então combatesse a situação social e econômica com o trabalho das pessoas e não com subsídios. Olhe a diferença [entre Madri e outros locais]. Não fecharam os comércios em massa, não houve o “fecha-tudo”. E a Espanha, vamos lembrar, foi um dos principais países europeus atingidos pela pandemia”.

O Bispo encerrou alertando para a necessidade de que políticos brasileiros analisem o caso de sucesso madrilenho e aprendam com ele.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images