Qual era a profissão de Abrão?

Quais eram as profissões mais comuns daquela época?

Imagem de capa - Qual era a profissão de Abrão?

Abrão viveu há muito tempo, ao menos, há 4.000 anos atrás. Por isso, é impossível pensar na sua vida como uma vida de alguém dos tempos de hoje. As profissões, naquela época, eram poucas, comparadas à variedade de hoje, porém eram muito bem recompensadas se o profissional fosse bom naquilo que fazia.

Mas, podemos dizer que Abrão foi preparado desde a infância para ocupar a função patriarcal. Abrão aprendeu o básico para o exercício desta função que incluía saber ler e escrever, saber matemática, alguns princípios de administração e comércio, assim como o básico de alguns idiomas estrangeiros importantes.

Além disso, algumas das profissões encontradas pelo caminho ou representadas na caravana de Abrão incluíam comerciantes, oleiros, médicos, escribas (que também atuavam como contadores), pastores, agricultores, fabricantes de tendas, caçadores/açougueiros (que matavam o animal e salgavam a carne para venda), pescadores e ferreiros (não no sentido moderno de quem trabalha com ferro e aço, mas no sentido de trabalhar com cobre, bronze e, mais raramente, ouro).

Outras profissões menos nobres seriam as de guerreiros mercenários (que batalhavam ao lado de alguém por dinheiro ou direito ao espólio de guerra), sacerdotes e profetas profissionais que ganhavam salário para proteger espiritualmente um grupo e predizer seu futuro e, finalmente, a prostituição, comum já naquele tempo.

imagem do author
Colaborador

GÊNESIS RESPONDE / Foto: REPRODUÇÃO/RECORD TV