Naquela época, apenas Abrão cria no Deus único, Criador do céu e da terra?

E, Deus não fala para Abrão abandonar a parentela? Por que todas aquelas pessoas foram com ele? Saiba as respostas na coluna 'Gênesis Responde'

Imagem de capa - Naquela época, apenas Abrão cria no Deus único, Criador do céu e da terra?

A tradição considera Abrão o primeiro hebreu a assumir o monoteísmo, ou crença em um só Deus, contra o politeísmo (vários deuses) da terra de origem.

Isso é realmente possível. Contudo não é improvável supor que em Canaã houvesse ainda alguns poucos descendentes de Sem que mantiveram fielmente o culto monoteísta de Noé e seus filhos.

Pelo menos é o que se deduz do capítulo 14 que relata o encontro de Abrão com Melquisedeque, rei de Salém.

Deus não fala para Abrão abandonar a parentela? Por que todas aquelas pessoas foram com ele?

Quando Deus chama Abrão, diz: “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei” (Gênesis 12:1).

O significado para família e parentela, neste contexto, é bem diferente do que usamos hoje. Naquele período existia o que os historiadores chamam de família extensa. A família extensa era composta por um patriarca (chefe da família e que representava a todos que viviam sob seu comando), filhos e filhas, esposas, noras, netos.

Também era considerado parte da família os servos e servas, ou seja, todos que faziam parte daquela comunidade. O normal é que o filho mais velho se tornasse o novo patriarca, após a morte do pai, e que seus irmãos mais novos passassem a ficar sob sua tutela.

No caso de Abrão, Deus ordenou que ele rompesse com esse ciclo familiar e constituísse uma nova família, sendo ele o novo patriarca do grupo. Todos os que seguiram Abrão, automaticamente, deixaram de pertencer a família de Terá e passaram a fazer parte da família/parentela de Abrão.

Imagine se Abrão permanecesse na casa de seu pai? Toda a família de Terá era idólatra. Eles não aceitariam a sua fé. Ouvindo, portanto, a voz de Deus, Abrão deixou a sua terra, a casa de seu pai e demais parentes, e apenas foi com ele seu sobrinho Ló e seus servos (já que era um homem rico e que tinha muitas pessoas a seu serviço).

Certamente estes se sujeitaram, pelo menos inicialmente, à mesma fé que o patriarca, já que o seguiram nessa jornada sem destino, completamente pautada na crença de Abrão, confiando e respeitando, assim, o seu chamado.

imagem do author
Colaborador

GÊNESIS RESPONDE / Foto: REPRODUÇÃO/RECORD TV