Seguir a manada ou pensar por si mesmo?

Os resultados da sua vida vão depender da resposta para esta pergunta. Entenda

Imagem de capa - Seguir a manada ou pensar por si mesmo?

Tem quem acredite que a Bíblia é apenas um livro religioso, com dogmas vazios, rituais e sem aplicação para quem não a segue.

Mas, o fato é que na Bíblia nós encontramos verdades poderosas e atemporais sobre a natureza humana.

Só para ilustrar, vamos analisar a seguinte passagem: “Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito.” Êxodo 23:2

“Aqui, neste único versículo, nós entendemos que nem sempre a multidão está certa. Não é porque todo mundo faz uma coisa que você deve fazer. Porque a multidão pode estar tomada pelo ‘pensamento de manada'”, analisou o Bispo Renato Cardoso, durante a programação “Inteligência e fé”, do dia 29 de abril.

Então, o Bispo acrescentou que Deus nos criou como seres individuais, diferentes uns dos outros, singulares. Desse modo, cada um é responsável pelo resultado que consegue.

“Você não vai poder culpar os seus colegas de sala de aula pelas suas notas no final do ano. A sua nota é sua responsabilidade. O aproveitamento dos seus estudos é sua responsabilidade”, avaliou o Bispo.

Em outras palavras, ainda que uma pessoa faça parte de uma equipe, cada um é responsável por sua própria performance.

O mesmo acontece com a salvação eterna que foi proposta pelo Senhor Jesus. As pessoas são escolhidas individualmente e não por recomendações de terceiros ou por pertencer a algum grupo.

“Ninguém vai entrar no Céu com carta de recomendação. A sua vida depende de você”, enfatizou o Bispo.

Portanto, este conselho da Bíblia é útil ainda que a pessoa não queira segui-la. Pois, acompanhar a multidão, obedecer a moda, falar o que todo mundo está falando ou usar a hashtag que todo mundo está usando pode conduzir você a fazer o mal ou o errado. Por isso, muitas pessoas são manipuladas e nem percebem.

Mas isto não significa que devemos pensar por nós mesmos

Para finalizar, o Bispo também observou que o melhor não é partir para o extremo oposto de pensar só por si mesmo. Não acompanhar a multidão para tomar decisões pessoais é importante, mas a pessoa também precisa considerar os valores bíblicos nesta decisão. Porque a Bíblia não erra em seus conselhos.

Assim, procure sempre consultar o que a Palavra de Deus diz sobre o tema, antes de se posicionar sobre o assunto. A Bíblia nos diz o que o Altíssimo pensa e o que devemos fazer para conduzirmos a nossa vida da melhor maneira possível.

Confira no vídeo abaixo esta mensagem na íntegra:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Getty Images