A Aliança
Para entendermos melhor esse assunto, basta olharmos para um par de Alianças nas mãos de um noivo que está no Altar prestes a se casar. O que aquilo simboliza? Ele está prestes a sacrificar a sua vida de solteiro para embarcar em uma nova jornada de renúncia total pelo amor que ele tem para com sua noiva. Não é apenas um amor de palavras, mas de atitudes que provam e comprovam esse amor mútuo um pelo outro. Uma jornada de fidelidade em momentos bons e ruins; os dois irão se apegar um ao outro mais do que nunca para vencer os desafios que a vida lhes trará.
A atitude de uma pessoa ao ingressar em um matrimônio requer tudo de si. Como poderia um casal viver feliz e em plena comunhão um com o outro se um dos cônjuges vive na infidelidade? Se não há sacrifício e entrega total um pelo outro no casamento, o mesmo não subsistirá!
A palavra Aliança aparece na Bíblia 328 vezes, e isso sugere a sua excepcional importância em nos aprofundarmos neste assunto e entendermos as condições para termos uma Aliança com Deus.
A Aliança é, segundo a Bíblia, um pacto, acordo ou contrato entre duas ou mais pessoas em que se firmam deveres e obrigações entre as partes envolvidas. O pacto com Deus é feito seguindo o exemplo de um casamento, não como nos dias de hoje em que muitos casam e descasam, mas em um acordo em que a fidelidade prevalece até a morte. É uma demonstração clara de verdadeiro Sacrifício.
Da mesma forma que um casal começa a construir uma vida juntos a partir do selo matrimonial, Deus também deseja encontrar pessoas para fazer um pacto com elas e manifestar a Sua existência com Poder neste mundo escuro e cruel.
Porque, quanto ao Senhor, Seus olhos passam por toda a Terra, para mostrar-Se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dEle… 2 Crônicas 16.9
Deus estabeleceu regras para a construção de Seu Reino, e esta exige a cooperação do ser humano. Ele não poderia implantar o Seu Reino aqui na Terra sem a participação de Sua criatura; Deus é Espírito e Ele deseja Se manifestar em nossas vidas para mostrar a Sua Grandeza através de nós!
Deus não invade a vida de ninguém, muito menos obriga o ser humano a viver para Ele. No entanto, aqueles que se voltam ao Senhor, e se entregam a Ele totalmente, como um Sacrifício vivo, assim como a noiva se rende por completo ao noivo no dia de seu casamento, Deus, na pessoa do Espírito Santo, encherá o ser daquela pessoa com o Seu Espírito e fará dela a Sua Morada.