Força Jovem no combate ao efeito zumbi
Grupo realizou ações pelo Brasil para alertar sobre os riscos da dependência química
Uma nova droga foi apreendida na região metropolitana de Fortaleza, no Ceará. A apreensão foi realizada pela Polícia Civil do estado e impediu que a substância fosse distribuída em uma festa rave que aconteceria no fim de semana seguinte.
A substância encontrada chama-se metilona e é chinesa, tendo chegado ao Brasil pelo correio. Apesar de se assemelhar à MDMA (metilenodioximetanfetamina), tem efeitos mais assustadores: “O MDMA, que nós já conhecemos um pouco mais, sabemos que ele é o princípio ativo do ecstasy e que é uma droga de efeito devastador”, explica a delegada responsável pelo caso, Patrícia Bezerra. “A metilona, segundo o que foi levantado até agora por nós, tem efeitos ainda mais perigosos do que o MDMA, chegando a causar nos seus usuários o efeito do canibalismo”.
Junto aos Estados Unidos, o Brasil é o país que mais consome drogas químicas, como cocaína e crack. Com a chegada da metilona, as forças policiais estão em constante alerta. Será necessário grande esforço para que a nova droga não ganhe espaço.
FJU combate o efeito zumbi
Parece filme de ficção científica, mas é mais triste por ser real. Dependentes químicos se transformam em verdadeiros zumbis nas ruas brasileiras, colocando em risco as próprias vidas e as vidas de terceiros. Contra esse mal, o grupo Força Jovem Universal (FJU) realizou, no dia 31 de julho, uma ação nacional de conscientização.
“Nós sabemos que o índice é muito grande de jovens que estão vivendo, infelizmente, nas drogas e, principalmente, no crack”, lamenta o responsável pelo grupo FJU de Alagoas, pastor Maurício Muxio. “Então a FJU veio trazer para a população uma consciência do mal que o crack faz para as pessoas”.
Para que essa conscientização fosse realizada, grupos de todos os estados caracterizaram-se como zumbis e foram às ruas realizando diversas intervenções artísticas. Milhares de jovens participaram da ação. Apenas em Minas Gerais, por exemplo, cerca de 5 mil integrantes da FJU atuaram em mais de 20 cidades.
Mateus Nascimento, de 22 anos de idade, foi um deles. Ele conta que a motivação para participar desse ato vem da própria experiência que teve com as drogas na adolescência. Começando com drogas “leves”, ele logo se viu viciado em produtos mais fortes, assumindo qualquer risco para manter seu vício.
“Fui vendo diante de mim a minha vida se destruindo, perdi a minha família e amigos”, lembra Mateus. “Não tinha mais nenhuma expectativa de viver. Cheguei a me envolver em uma briga onde fui ferido com diversos golpes de faca. Sabia que o meu fim estava a cada dia mais próximo”.
Quem interrompeu o caminho dele à morte foi a FJU, que o acolheu, mostrou que se preocupava com ele e que ele era capaz de vencer a dependência química. Utilizando sua fé, ele se livrou do vício e agora usa sua experiência para alertar outros jovens. “Hoje posso dizer que sou feliz de verdade”, afirma.
Para o responsável pela FJU de Minas Gerais, bispo Dayvid Windson, é grande a importância de incentivar os jovens a trabalharem em projetos contra as drogas:
“Ao envolvermos nossos jovens nessas inúmeras ações sociais, mostramos não só à sociedade que jovens são sinônimos de talentos, criatividade, respeito e valor, mas também mostramos a cada um o seu real valor e capacidade de fazerem ótimas coisas para o benefício de sua própria vida, focando como prioridade sua fé em Deus”.
Em São Paulo, a ação aconteceu no dia 7 de agosto, liderada pelo bispo André Souza. Além da capital, o FJU também se movimentou em Jundiaí, Bauru, Campinas, Limeira, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Preto, Sorocaba, Vale do Paraíba e no Litoral.
Marta Nascimento, que passava pela avenida Paulista no momento da ação do FJU Zona Leste, afirmou que a apresentação chamou atenção de todos por ali. “Eu achei positivo sobretudo porque é um trabalho dos jovens e que busca a conscientização. E isso é uma questão de cidadania”.
Participe você também do combate à dependência química. Visite a Universal mais próxima de sua casa e conheça o FJU. Caso você precise de ajuda para se livrar desse mal, participe do Tratamento para a Cura dos Vícios e aprenda a se libertar.