“FJU Sangue Bom” leva jovens para doação de sangue em Brasília
Veja como foi o evento e saiba como ajudar a salvar vidas
O Brasil passa hoje por uma das épocas do ano mais carentes de doação de sangue. Isso porque, durante o inverno – assim como no Carnaval e feriados de fim de ano –, o número de doadores diminui sensivelmente, embora a necessidade siga no mesmo ritmo.
De acordo com o Hemocentro da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), nessa época as pessoas tendem a ficar resfriadas e têm dificuldades para sair de casa para doar sangue. Além disso, as baixas temperaturas contribuem para que aqueles que têm vontade de doar adiem a ação para um dia mais quente, o que pode demorar ou fazer com que as pessoas mudem de ideia.
Entendendo a dificuldade de recolher sangue suficiente para todos os processos de transfusão realizados no País, o grupo Força Jovem Universal (FJU) movimenta-se para dar a sua contribuição nesse importante processo.
Liderado pelo pastor Gracimar Silva, o FJU do Distrito Federal (DF) realizou, no dia 6 de agosto último, uma doação de sangue coletiva. Ao todo, 60 jovens voluntários se dirigiram ao Hemocentro de Brasília para doar.
Um desses jovens, Salutiel Valadão, conta que o Projeto Cidadania, do FJU, do qual faz parte, promove diversas campanhas conscientizando os jovens a pensarem em como podem auxiliar o próximo, e esse foi o principal motivo que o levou a participar dessa campanha. “Nós temos que dar esse gesto de amor ao próximo. É isso o que me motivou a vir aqui hoje doar meu sangue.”
Doe você também
“Foi pensando no próximo que o FJU DF, juntamente com o Projeto ?#?CidadaniaFJU, organizou a ação ‘FJU Sangue Bom’”, afirma o pastor Silva. “Mais de 30 litros de sangue foram doados nessa campanha.”
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que cada país deve possuir, pelo menos, 3% de sua população como doadores ativos. No Brasil, no entanto, esse percentual não passa de 1,8%. Por isso a Universal, por meio do FJU DF, realiza doações de sangue periodicamente, a cada 4 meses.
“É uma coisa tão rápida que você não leva 15 minutos no processo de doação”, afirma Mariana Pessoa, coordenadora do Projeto Cidadania do FJU. “Não é o seu sangue todo, é só uma pequena parte, de acordo com o seu peso. Você estará fazendo o bem ao próximo, o que é uma coisa maravilhosa. Então, vem doar, vem com a gente.”
Para fazer parte dessa equipe, visite a Universal mais próxima de você e conheça o Força Jovem Universal. Na igreja você será orientado sobre como participar das campanhas realizadas pelo grupo.