Apesar da violência, é possível promover a paz
Torneio de futsal, realizado pelo grupo Universal nos Presídios do Maranhão, movimenta antigo CDP de Pedrinhas. Veja como foi
Recentemente, uma briga entre detentos, na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) São Luís, antigo CDP de Pedrinhas, localizado no estado do Maranhão (região nordeste do País) ocasionou a morte de um interno de 25 anos. De acordo com a nota da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), o jovem foi encontrado morto no local.
Infelizmente, esse não é o primeiro caso na instituição. Somente neste ano 6 detentos morreram em circunstâncias parecidas, ou seja, brigas, motins, entre outros.
Apesar de toda violência, há quem procure promover a paz no local, a exemplo do que tem feito os voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP), cuja coordenação do trabalho no estado é do pastor Venino Aragão de Souza, o qual, recentemente, organizou um torneio de futsal com os detentos do Complexo.
“O esporte, seja qual for a modalidade, é uma excelente ferramenta de união, entretenimento, que estimula a disciplina e o companheirismo entre os participantes. Por esse motivo, além do trabalho evangelístico que executamos por lá, procuramos, também, realizar eventos especiais, a fim de fortalecer a união entre todos”, ressaltou o pastor, lembrando que o local abriga hoje 480 homens cumprindo pena.
Integração e fé
O torneio teve como objetivo principal promover a integração entre os internos por meio do esporte. Durante toda a atividade os detentos se mantiveram motivados, integrados, vivendo momentos de descontração, tendo como base a Palavra de Deus em suas vidas.
Os internos estavam uniformizados, as partidas foram amigáveis e duraram cerca de 5 horas, incluindo a premiação: exemplares do livro Nada a Perder 3, do bispo Edir Macedo, e litros de refrigerantes a todos.
Ao final, os internos receberam orações especiais e ouviram uma Palavra de fé, a fim de refletirem sobre a vida, o perdão e a Salvação da alma.
Quer saber mais a respeito do trabalho da Universal nos Presídios por todo o País? Acesse o blog oficial do grupo, clicando aqui.
Outras informações sobre a Igreja, procure o endereço mais perto da sua casa.
(*) Com informação do grupo Universal nos Presídios do Maranhão