Pai contrata quadrilha para ajudar filha a gabaritar prova do Enem
Menina foi pega em flagrante recebendo as respostas corretas por meio de ponto eletrônico. Entenda como os pais devem agir com os filhos
A jovem Sofia Macedo (foto), de 19 anos, candidata do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Minas Gerais, foi pega em flagrante recebendo as respostas corretas por meio de ponto eletrônico durante a realização da prova, no dia 6 de novembro último.
O pai dela, Otacílio Macedo, disse que contratou o serviço da quadrilha sozinho, a fim de realizar o sonho da garota de cursar medicina. Sofia só soube que teria acesso ao gabarito, segundo ele, no dia do teste. O valor pago pela fraude seria de 50 mil reais, sendo 10 mil logo após a realização da prova e os outros 40 mil quando a estudante se matriculasse na universidade.
De acordo com informações da Polícia Federal, como código para mostrar que tinha entendido a resposta correta ela deveria tossir uma vez. No caso de não compreender, tossir duas vezes. O caso foi divulgado pela imprensa e a jovem começou a receber ameaças e críticas em suas redes sociais.
A Bíblia diz:
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22.6
Os pais devem servir de exemplo para os filhos, e não acobertar ou até promover os seus erros. Deus, que é Pai, não nos poupa das lutas ou das dificuldades só porque nos ama. Pelo contrário, Ele orienta, guia, dá forças e condições suficientes para cada filho vencer o seu problema.
Em postagem em seu blog oficial, o bispo Júlio Freitas explica que mais do que o que falamos, pesa mais o que fazemos. “As crianças aprendem por ‘imitação’. Preste atenção a todas as suas ações, recentes ou passadas e veja se elas têm sido condizentes com uma boa ou má educação.”
Segundo ele, os pais colocam a educação do filho em perigo quando não se preocupam com o futuro dele, fazem todas as suas vontades, mesmo sabendo que satisfazê-lo poderá comprometer o seu caráter.
Sendo assim, dê bons exemplos, ensine-o a ser responsável, ter amor ao próximo e a viver de maneira íntegra. E lembe-se: é preciso ter um bom diálogo dentro de casa.
Porém, apesar de todas as dicas, o mais importante é que os pais não se esqueçam da orientação espiritual. “Quando se cria um filho de forma natural, ainda que se tenha educado de forma positiva, não há nenhuma garantia de que a educação prevalecerá sobre as influências externas. Quando se educa de forma espiritual, então, além de prepará-lo para ser um cidadão digno, ele aprenderá a viver pela fé”, finaliza o bispo.
Você tem filhos e precisa de um direcionamento para educá-los de forma espiritual? Participe de uma reunião da Universal. Clique aqui e encontre um endereço mais próximo. Ou converse agora mesmo com um Pastor Online e receba uma orientação espiritual.