Não deixe a sua linha de telefone ser cancelada por falta de crédito

Anatel prevê cancelamento após período sem recargas

Imagem de capa - Não deixe a sua linha de telefone ser cancelada por falta de crédito

O que acontece com a linha telefônica do seu celular pré-pago se você deixar de colocar créditos?

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) explica que a linha pode, sim, ser cancelada. Isso está previsto na Resolução 632/2014, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que esclarece sobre os direitos dos consumidores de telecomunicações.

Mesmo após atingir o prazo-limite e permanecer sem créditos, o consumidor ainda pode continuar recebendo ligações por um período de 30 dias. Depois desse período, a linha é bloqueada, independentemente de o celular ter créditos ou não. Apenas a opção de discagem emergencial, como para os Bombeiros e a Polícia, fica disponível no dispositivo.

Ao recarregar o aparelho com novos créditos, em um prazo de até um mês, o consumidor volta a utilizar todos os serviços da linha.

Vale lembrar que a prestadora deve sempre avisar o cliente quando os créditos estiverem próximos de acabar ou de perderem a validade.

Os usuários nessas condições têm esse período de 30 dias para entrar em contato com a operadora e resolver o problema. Caso contrário, a linha será cancelada. Se ocorrer o cancelamento, os créditos pendentes são devolvidos aos clientes.

Conheça os seus direitos

Por fim, é importante frisar que o consumidor deve estar sempre informado sobre a validade de seus créditos, conforme orienta o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Informe-se sempre sobre os seus direitos.

imagem do author
Colaborador

Por Lorrainne Silva / Foto: Fotolia