FJU se mobiliza para ajudar vítimas das chuvas no Nordeste
Em estado de emergência, cidades nordestinas já têm milhares de desabrigados
As constantes chuvas no Nordeste brasileiro têm causado muitos estragos e mortes na região, especialmente nos estados de Pernambuco e Alagoas. Até o fechamento desse texto, 51 cidades desses dois estados haviam decretado “estado de emergência”, 10 mortes sido registradas (três em Pernambuco e sete em Alagoas) e 69 mil estavam desabrigadas ou desalojadas.
Esses municípios sofreram ou estão em risco iminente de alagamentos, deslizamentos de terra, prejuízo em serviços públicos (como telefonia, serviço de iluminação e distribuição de água potável) e até mesmo falta de alimentação adequada para os habitantes.
Conhecendo a árdua fase pela qual esses estados passam, a Universal – por meio do grupo Força Jovem Universal (FJU) – está se mobilizando para levar auxílio material e espiritual às vítimas das chuvas.
“É muito sofrimento. Eles tiveram muitas perdas de roupa, entes queridos, e, no momento em que a gente chega aqui, a gente não só traz o alimento físico, a gente traz também o alimento espiritual”, explica uma das jovens que participaram das ações, Taina Yara.
Veja no vídeo abaixo como foi a ação no Vale do Reginaldo, em Maceió, capital alagoana:
O coordenador do FJU em Alagoas, pastor Murilo Rodrigues, afirmou: “Neste momento, mais do que palavras de apoio, é importante que ajudemos com ação. Muitas pessoas estão passando por um momento muito difícil e precisam da nossa solidariedade.”
Essa é a mesma opinião do pastor Cadu Souza, responsável pelo FJU em Pernambuco. Por isso, o grupo está arrecadando alimentos, água potável e roupas para realizar as doações. Esse auxílio é muito importante diante do alarmante número de vítimas das chuvas.
“A importância de realizar uma ação como essa é mostrar que a juventude do FJU tem consciência da importância do trabalho social, do valor que ele tem, e que se faz necessário fazê-lo para que cada vez mais pessoas necessitadas recebam auxílio”, explica o pastor. “O jovem que realiza este tipo de trabalho torna-se um cidadão melhor, sente-se mais útil por ter esse contato mais próximo com o sofrimento das pessoas. Aí passa a ter mais responsabilidade com a sociedade, inclusive de prestar auxílio quando assim for necessário.”
O grupo Força Jovem Universal está arrecadando doações para levar a quem necessita. Para colaborar, visite a Universal mais próxima e converse com o pastor responsável. Se você não pode ir até uma Universal, clique aqui e entre em contato pela página oficial do FJU de Pernambuco; ou clique aqui e se comunique com o FJU de Alagoas.