O que fazer com os haters?
Renato Cardoso ensina como lidar com os odiadores online
A cada dia, as redes sociais ganham mais adeptos. Somente o Facebook conta com 2,61 bilhões de usuários. O Youtube tem mais 1,5 bilhão. Já o WhatsApp conta com 1,3 bilhão de usuários ativos. São tantas pessoas conectadas via internet que é até difícil encontrar alguém que, atualmente, não use as redes sociais.
Um dos principais problemas causados por tamanho apego às redes é o chamado “hater”. Em tradução literal, essa palavra significa “odiador”. Na internet, o termo passou a definir pessoas que falam mal de outras, propagam calúnias e difamações e disseminam o ódio.
Os haters agem dessa maneira por diversos motivos, sem se importarem com a dor que causam a suas vítimas. É por isso que o mais recomendado a se fazer quando for atacado na internet é não se deixar abater.
No dia 6 de dezembro, o bispo Renato Cardoso postou em suas redes sociais a imagem:
Com ela, a seguinte legenda:
“EM VEZ DE sentir raiva ou guardar mágoa de gente que se esforça para derrubar, atacar ou prejudicá-lo, sinta pena dessas pessoas. Sim, são dignas de dó porque devem viver muito amarguradas para gastar suas energias odiando alguém.
Assim, você pode seguir gastando as suas fazendo o bem e construindo algo sólido, que nenhum hater conseguirá derrubar”.
A mensagem do bispo traz para o cotidiano um ensinamento dado há quase dois mil anos pelo próprio Senhor Jesus. Falando a seus discípulos, Ele explicou:
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas Mateus 6.14:15
Ou seja: se você gastar suas energias guardando ressentimentos desperdiçará o potencial que tem para construir sua própria vida. A verdadeira felicidade, tanto na Terra quanto na Vida Eterna, só pode ser alcançada por aquele que tem Deus dentro de si. É preciso escolher: ser habitado por Deus ou pelo rancor.
“Perdão é de Deus; a mágoa ou ressentimentos são do diabo”, explica o bispo Edir Macedo. “Perdão salva, liberta, cura, transforma, enfim, identifica algo Divino. Mágoas ou ressentimentos alimentam o ódio, a ira, contenda e, finalmente, matam. A falta de perdão significa condenação.”
Portanto, da próxima vez que lhe ofenderem gratuitamente via internet ou até mesmo pessoalmente, não se deixe abalar nem perca seu tempo tentando “responder a ofensa à altura”. Perdoe.
Se você reconhece que precisa de ajuda para perdoar, compareça a uma Universal, nesta quarta-feira, e encontre forças para fazer o que a Bíblia orienta. Clique aqui e encontre um endereço mais perto de você.
Gostou dessa mensagem? Então clique aqui, conheça e siga o Instagram do bispo Renato Cardoso. Sempre uma boa mensagem para você.