Esperar em Deus ou se acomodar?
O recado é para os homens que acham que tudo deve cair do céu em seu colo
Ele se diz um homem de Deus. Vai à Igreja vários dias da semana e ora por sua vida e daqueles que são mais próximos dele. Preza a esposa e os filhos e procura passar o tempo que pode com eles, pois sabe o valor desses momentos. É um homem que faz o que pode por sua família. Não tem vícios e faz o bem ao próximo sempre que tem possibilidade. Além disso, trabalha arduamente em seu emprego. Cumpre o horário e faz suas tarefas no tempo determinado. É querido pelos colegas e respeitado pela chefia. Aos mais próximos, ele revela suas ambições, mas, mesmo assim, a sua vida parece não progredir. Sua carreira não avança. Ainda não conseguiu comprar sua casa própria e se livrar do aluguel. Parece que seus planos não se concretizam e não são raras as vezes em que ele se sente sem rumo. Conhece alguém assim ou se identificou com o perfil?
Abracadabra
Não se preocupe em responder. A verdade é que a descrição acima bate com a de muitos homens que diversas vezes esperam que as coisas aconteçam em suas vidas como num passe de mágica. Depois de um simples “abracadabra”, lá está a resposta. Eles aguardam sentados que Deus providencie a solução. O problema é que talvez essa não seja a melhor saída. E não estamos falando aqui que devem ser descrentes do poder de Deus. Não se trata disso.
Conflito
Um homem de fé não pode simplesmente ficar achando que basta pedir algo a Deus e isso será realizado ou muito menos ficar esperando que as coisas caiam do céu em seu colo, simplesmente porque Deus sabe do que ele precisa. O homem, quando chega nesse ponto, acaba entrando em conflito. Ele pensa: “mas eu creio e nada acontece para mim”.
Acomodado
É fato que, quando se trata do lado espiritual, o homem deseja receber cada vez mais as bênçãos de Deus em sua vida, mas, por outro lado, também não quer fazer mais nada além de crer que Ele fará. Embora a vida insista em lhe mostrar que não funciona assim, ele persiste em fazer sempre as mesmas coisas e agir da mesma maneira para resolver seus problemas. Isso é bem comum a muitos cristãos e explica de modo bastante simples por que suas vidas de fato não mudam nem progridem.
Atitude
Para alcançar essa tão sonhada felicidade, a sua atitude terá que ser diferente. Esperar que um bom emprego bata à sua porta ou não ter reação nenhuma diante dos problemas que a vida apresenta não vai ajudá-lo. Entregar-se a eles e ficar acomodado são ações inaceitáveis em um homem – quanto mais em um homem de fé que usa sua inteligência para perceber que o poder de Deus age de formas diferentes. E aqui estamos falando de uma atitude que materialize essa força em sua vida.
Levante
Falar que crê em Deus, que O quer e que O aceita não será o suficiente. Essas são partes de um processo que envolve outros aspectos. Para Deus realizar algo em sua vida é necessária essa atitude de, literalmente, se levantar da cadeira e buscar os seus objetivos. Isso vai além de dizer que quer, que aceita e que crê. Requer ação real: algo que mostre que você realmente quer, pode fazer mais e o faça compreender que as coisas só dão certo quando as fazemos dar certo, sem deixar de crer em Deus. Faça sua parte e Deus fará a dEle.