Voluntários auxiliam vítimas de incêndio no Peru
Mais de 330 famílias receberam alimentos, produtos de higiene pessoal e roupas
No dia 17 de novembro, cerca de 200 voluntários da Universal do Peru se reuniram para realizar a ação social “Yo T-Ayudo”, no assentamento de Cantagallo, em Rimac, distrito de Lima, capital peruana. No início do mês, a comunidade foi atingida por um incêndio que destruiu cerca de 430 casas, afetando mais de 2 mil pessoas.
A ação auxiliou aproximadamente 330 famílias com a entrega de 1,98 toneladas de alimentos não perecíveis, como arroz, açúcar, leite, macarrão, enlatados, feijão, biscoitos e caixas de sucos. Foram entregues também 3 mil litros de água, produtos de higiene pessoal e cerca de 4,2 mil peças de roupa.
Ajuda espiritual
Além do alimento físico, foi entregue também o mais importante: o alimento espiritual, com orações de cura e libertação. “Perdemos muita coisa, nossas moradias, roupas, eletrodomésticos, entre outros pertences. Agora teremos que começar tudo de novo. Realmente não é fácil. É necessário muito apoio para isso. Agradeço ao ‘Yo T-Ayudo’, que nos deu ajuda física e espiritual”, afirma a moradora Carmen Antônio Teodoro.
De acordo com o bispo Gilberto Santana, responsável pelo trabalho da Universal no Peru, a experiência foi muito positiva. “É um lugar muito necessitado, onde as pessoas estão muito sedentas de ajuda, e a ajuda foi proporcionada a todas elas. A nossa alegria é muito grande de vê-las sendo ajudadas. Muitas delas até derramaram lágrimas de alegria e agradecimento.”
Para o pastor José Perez, responsável pelo trabalho social no país, a ação aconteceu por conta da força da união e amor ao próximo. “Ao chegar, vimos o sofrimento nas pessoas. Crianças sem ter o que comer. As pessoas estavam desconsoladas, pois o que haviam construído com esforço e trabalho se perdeu em questão de minutos. Unimo-nos como uma família, com o único objetivo de ajudar”, destaca.