O que tem ocupado seu tempo?
Para ter sucesso na vida pessoal é preciso ter equilíbrio
Alguém pode ter lhe contado que, como mulheres, temos condições de fazer mil coisas e ainda por cima sozinhas. Mas na vida real não é bem assim que deve ser. Cuidar da carreira, dos filhos, do marido, da casa, das compras, do orçamento familiar, se dedicar a um projeto social, ser voluntária de uma ONG e ser feliz ao mesmo tempo não dá certo.
A quantidade de tarefas que acumulamos ou que conseguimos realizar pode não ser a melhor receita para a felicidade e a realização pessoal. O importante é estabelecer prioridades. Dessa forma, a mulher não se sentirá sobrecarregada com tantas funções ou decepcionada consigo mesma por não cumpri-las.
Lista farta
Estresse, mau humor e a síndrome do “ninguém me entende” podem estar relacionados à falta de organização e a não saber fazer escolhas.
Para a psicóloga Cleunice Santos Guedes, em meio a tantas tarefas, estabelecer prioridades chega a formar um labirinto na cabeça de muitas, mas é algo de extrema importância. “Seja pela falta de clareza de um objetivo, seja por estar no ‘piloto automático’, muitas vezes se torna difícil diferenciar o que é realmente importante daquilo que não é”, comenta a especialista, que orienta como as mulheres podem começar a organizar e determinar suas metas.
“Uma pessoa que é casada e tem filhos deve inclui-los na construção de seus objetivos e metas. Caso não o faça, em algum momento poderá se ver forçada a fazer uma escolha entre o sucesso do seu projeto ou sua família e se sentirá frustrada caso não queira abrir mão de um em favor do outro”, lembra a psicóloga.
Já as solteiras que desejam formar uma família, mas que, por exemplo, estudam e trabalham arduamente para atingir a sonhada independência, devem ter em mente se desejam priorizar a carreira ou a vida amorosa. Afinal, se elas mal têm tempo para si mesmas, como poderão ter um relacionamento?
Quem tem filho pequeno e deseja uma evolução meteórica na carreira também deve estar atenta às escolhas. “Deve-se considerar que futuramente o filho será um adolescente. E esse adolescente deverá estar inserido no seu projeto de vida. Há carreiras que implicam em viagens e longo tempo fora de casa. Por esse motivo, a mulher precisa saber lidar com essa situação”, comenta a especialista.
Vire o jogo
Um dos caminhos para dar início à escolha de seus objetivos é entender o que é mais importante para você e sua família. “Uma boa iniciativa é planejar objetivos imediatos, de médio e de longo prazo, considerando não apenas o que é relevante para atingi-los, mas também questões urgentes que precisarão ser resolvidas durante esse trajeto. Um sonho que se pretende realizar daqui a três ou quatro anos pode requerer ações que precisam ser iniciadas hoje. Caso contrário, ele poderá não se concretizar”, diz Cleunice.
A escritora Cristiane Cardoso, em um vídeo intitulado “Estou muito ocupada e deixando a desejar. Help!”, publicado em seu canal no YouTube, reforça que a mulher precisa lidar com essas escolhas de maneira única. “Tenha sempre isso em mente: qual é a sua prioridade? O que ninguém mais pode fazer por você, pela sua vida espiritual, amorosa, educação, carreira, pelos seus estudos? Você tem que analisar o que tem feito, o que tem lhe atrapalhado e talvez dizer não para algumas coisas. Esse equilíbrio é fundamental”, finaliza.
Acerte o alvo
– O que passou, passou. Não deu certo? Não se apegue aos erros do passado, mas aprenda com eles. Use-os para direcionar um rumo novo
– Mude o seu prazo. Tem algo para entregar amanhã? Se esforce para concluir hoje. Muitas vacilam pelo fato de saberem que têm tempo de sobra
– Saiba dizer não. Não está dando conta de cuidar da casa, do marido, dos filhos, dos quatro gatos, do trabalho e das atividades complementares que vieram no plano anual da academia? É hora de rever a sua lista
– Seja uma prioridade. Reserve um tempo para você. Um tempo de descanso numa tarde livre, um dia de beleza ou uma xícara de chá e um bom livro podem ser revigorantes
O
Godllywood visa auxiliar mulheres em toda e qualquer situação, desde que ela
deseje realmente ser auxiliada e moldada para uma mulher melhor. Conheça
mais sobre o grupo e saiba como participar dos projetos
clicando aqui.