A palavra de sabedoria
O Espírito Santo nos conduz a decisões sábias e inteligentes
A palavra de sabedoria não somente revela a capacidade de julgar corretamente e agir prudentemente, mas também a habilidade de compreender e transmitir as coisas mais profundas do Espírito de Deus. É certo que há vínculos importantes entre a sabedoria e o conhecimento; mas, há uma grande diferença entre elas, porque a sabedoria capacita julgar corretamente usando o conhecimento.
Por exemplo: Quando Deus escolheu Salomão para rei, a fim de substituir seu pai, o rei Davi disse a ele para Lhe fazer qualquer pedido e este, inteligentemente, pediu-Lhe sabedoria.
Algum tempo depois, veio a oportunidade de Salomão aplicar a sabedoria que Deus lhe havia dado: duas mulheres vieram em litígio perante ele, cada uma reivindicando uma criança recém-nascida, da qual alegavam ser a mãe.
Salomão provocou uma reação no coração da verdadeira mãe, que até então ele desconhecia, quando ameaçou dividir a criança ao meio e dar uma parte para cada uma delas. A verdadeira mãe preferia perder o filho a vê-lo morto. Enquanto a falsa mãe pouco se preocupava com o destino da criança. Mediante tais fatos, Salomão teve a sabedoria necessária para fazer justiça.
O Espírito Santo, através deste dom, nos conduz a decisões sábias e inteligentes e com toda a justiça porque não faltam situações difíceis entre o povo de Deus, que precisam de soluções urgentes; às vezes, casos de vida ou morte. Então, esta ferramenta é imprescindível, especialmente para aqueles que têm responsabilidades na comunidade cristã, pois a palavra é como uma pequena chama de fogo, que tanto pode colocar uma selva em chamas, como poder servir para purificar o ouro. Com uma palavra podemos matar ou fazer viver. E ninguém melhor do que o Espírito Santo para dar-nos a palavra certa na hora certa, a fim de edificar, construir e dar vida.
Participe do Jejum de Daniel, para que o Espírito Santo venha repousar sobre a sua vida e fazer de você a Sua morada.
De 6 de agosto a 26 de agosto.
(*) Texto retirado do livro “O Espírito Santo”, do bispo Edir Macedo.