As lições da novela Gênesis
A superprodução Gênesis, da Record TV, envolveu o público do primeiro ao último capítulo com seus ensinamentos bíblicos e foi vista por cerca de 138 milhões de brasileiros
Uma superprodução impecável, um elenco de primeira e uma narrativa que soube prender os telespectadores sedentos por um bom conteúdo televisivo: essa é a fórmula de sucesso da novela Gênesis, da Record TV. Embora a trama tenha chegado ao fim em 22 de novembro, as lições entregues capítulo a capítulo continuam a envolver o público, que tirou ensinamentos para sua vida.
A história sobre a origem da Humanidade suscitou questões que ainda hoje representam dilemas para as pessoas em todo o mundo. Algumas cenas discutiram o poder da escolha, enquanto outras trouxeram reflexões sobre como lidar com dores, traições e com sentimentos como a ganância e a inveja. Os telespectadores também aprenderam sobre o poder do perdão, a culpa e a diferença entre causas e consequências. O enredo ainda revelou as fragilidades de alguns personagens e como eles enfrentaram tentações e momentos difíceis. Um dos maiores ensinamentos da novela foi sobre a força inexplicável da Fé.
138 MILHÕES DE TELESPECTADORES
Escrita por Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro, com direção- geral de Edgard Miranda, Gênesis contou com 220 capítulos divididos em sete fases: criação, dilúvio, Torre de Babel, Ur dos Caldeus, Abraão, Jacó e José. O primeiro capítulo da produção foi ao ar em 19 de janeiro.
Com profundidade espiritual, a trama apresentou acontecimentos bíblicos já conhecidos por muitos cristãos, como a história de Adão e Eva, de Caim e Abel, da arca de Noé, da destruição de Sodoma e Gomorra, de Esaú e Jacó e de José.
Para reviver histórias tão importantes, cerca de 450 atores entraram em cena e 800 profissionais estiveram direta ou indiretamente envolvidos. A produtora Casablanca, do Rio de Janeiro, foi palco para muitas gravações, assim como locações no Rio Grande do Sul, no Paraná e em Marrocos.
Desde a estreia, a novela Gênesis foi assistida, ao menos durante um minuto, por cerca de 138 milhões de telespectadores, o que equivale a 58 milhões de lares em todo o Brasil, de acordo com dados projetados no Atlas de Cobertura da Record TV 2021 e com números do Kantar Ibope Media. A novela se manteve invicta na vice-liderança entre as emissoras nacionais, com audiência média de 12,1 pontos.
Vale destacar que, até outubro, Gênesis tinha conquistado cinco indicações do Prêmio Produ 2021, um dos mais reconhecidos da televisão latina, concorrendo nas categorias de Melhor Telenovela; Melhor Diretor de Telenovela, com Edgard Miranda; Melhor Atriz Principal, com Juliana Boller, que deu vida a Eva, e Melhor Ator Principal, com Angelo Paes Leme, que interpretou Terá. Já a produtora Casablanca foi indicada na categoria Melhor Recriação de Época.
DO INÍCIO AO FIM
Com tantas cenas importantes, o público não resistiu à necessidade de ver a novela e entender os acontecimentos narrados com base na Bíblia. Muitas pessoas também buscaram compreender a si mesmas a partir do que viram na tela da Record TV.
As lições de Gênesis estão aí para continuar inspirando aqueles que buscam tomar decisões mais conscientes e baseadas na Palavra de Deus.
PÚBLICO
Ao longo de 220 capítulos, a superprodução Gênesis fez com que muitas pessoas vivessem e aprendessem com o que viam nas telas com personagens com os quais podemos nos identificar facilmente e com situações cotidianas que, embora vividas em épocas distintas, nos ensinam muito. Conversamos com cinco telespectadores assíduos que garantem: a novela deixa lições e muitas cenas na memória deles. Confira suas opiniões na página ao lado.