Existe uma terceira pessoa no seu relacionamento

Renato e Cristiane Cardoso destacam que, indiretamente, ela tem sido responsável por muitos divórcios. Saiba quem é

Imagem de capa - Existe uma terceira pessoa no seu relacionamento

Recentemente, no programa A Escola do Amor Responde, os apresentadores Renato e Cristiane Cardoso chamaram atenção para o fato de que muitos casais têm permitido que o celular se torne dentro do relacionamento: a terceira pessoa.

“As pessoas não sentam mais para almoçar e jantar juntas, porque existe essa outra pessoa que não é família, que não é visita, que não é nem estranho, é uma coisa que se faz de pessoa, porque as pessoas estão tendo relacionamento com o celular” lamenta Cristiane.

Sem dúvida, a tecnologia existe para ajudar e é extremamente útil, destaca Renato. No entanto, ele diz que se não for usada com moderação e com regras, pode se tornar um grande problema na vida do casal.

Coloque regras

Para os apresentadores, existe um perigo muito grande nessa dependência que a sociedade atual tem do celular.  Porque por mais que o marido dê atenção à esposa, e vice-versa, não se compara ao que a internet oferece de possiblidades.  Por isso, não basta ter a consciência de que você precisa dar atenção ao seu cônjuge, é preciso, além disso, colocar certas regras para que ele não se torne um vilão no seu relacionamento.

“Na hora de dormir vocês estão sempre olhando o celular e não tem tempo um para o outro? Então alguma regra precisa ser implementada. Há lugares hoje, que você não pode deixar o celular ligado. Há uma regra na empresa, no período de trabalho o celular tem que está desligado, porque se não houver essa regra então vai haver distração”, exemplifica Renato.

Por isso, ele ressalta que essas regras são importantes para regular os impulsos humanos. Pois, diferente de antigamente, que vícios estavam relacionados apenas a substâncias como nicotina, cocaína, álcool, etc, hoje vícios abrangem também a tecnologia.  “Então, celular, jogos, redes sociais, TV,  Netflix, em muitos casos tornaram-se vícios. Em outras palavras, a pessoa faz uma ação repetitiva que acaba trazendo algum prejuízo para si ou para outras pessoas. Então para vencer um vício tem que haver regras”, destaca.

Dicas dos apresentadores

“Vocês podem, por exemplo, combinar entre si que quando forem jantar o celular fica fora da mesa. Quando forem dormir, ao entrar no quarto, o celular será deixado em outro local. São coisas simples, mas que fazem muita diferença”, ensina Cristiane.

Outra dica importante, é não usar como pretexto o fato do cônjuge estar no celular para também ficar nas redes sociais. Quando você faz isso, está dando razão para ele continuar no celular. Em vez disso, puxe conversa com ele e, certamente, ele vai deixar o celular de lado para dar atenção para você.

Mas se não funcionar no primeiro dia, tenha paciência, vai chegar o momento em que ele vai começar a ficar constrangido de ficar no celular enquanto que você está ali ao lado dele.

Contudo, Renato aconselha não interromper o que o cônjuge está fazendo, mas esperar que ele perceba que precisa parar e lhe dar atenção. Depois, em outro momento, conversarem a respeito e definirem algumas regras para evitar o celular quando estiverem juntos.

“Eventualmente, haverá situações em que você irá precisar atender o celular ou responder alguém, o que não pode é permitir que isso se torne regra novamente”, alerta o apresentador.

Para aprender mais sobre como construir um relacionamento feliz e saudável participe todas as quintas-feiras, da Terapia do Amor. Clique aqui e veja onde ela acontece.

Jejum de Daniel

Para os casais que enfrentam problemas com o uso excessivo de celular, o Jejum de Daniel é uma maneira de se afastar do aparelho e dar mais atenção a Deus e seu relacionamento.

Durante 21 dias, aqueles que desejam se aproximar dEle abrem mão de coisas prazerosas, como o celular e mídias sociais, por exemplo, para focar em receber o Espírito Santo.

O próximo será realizado do dia 11 ao dia 31 de dezembro. Se você sente que precisa deste momento com Deus, clique aqui e saiba mais sobre o Jejum de Daniel.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Istock