Coisas que só existem dentro de você
Quando você precisa fazer uma apresentação e falar em público diante de 5, 20 ou 150 pessoas, aquele friozinho na barriga só existe na sua barriga. A preocupação do que vão pensar de você, o medo de tropeçar nas palavras ou de dar um branco, a timidez que lhe impede de olhar as pessoas nos olhos — tudo isso só existe dentro de você.
Quem está na plateia não sente nada na barriga (talvez só fome, dependendo da hora do dia). Provavelmente o que estão pensando e esperando é que sua apresentação vá lhes ajudar e fazer valer o tempo delas. Não sentem nenhum incômodo quando você erra uma ou outra palavra. Não ficam tímidas de lhe olhar nos olhos.
Toda aquela tensão, preocupação, medo e timidez, naquele momento, só existem dentro de você.
Assim é com todas as emoções humanas.
E se você, sabendo disso, decidir ignorá-las, já que ninguém vê o que está dentro de você?
E se você agir com toda calma, confiança, compostura e firmeza — já que ninguém sabe se há outros sentimentos dentro de você?
Provavelmente você fará uma apresentação muito melhor. Sua audiência aproveitará mais e você ficará mais contente consigo mesmo no final. Todos sairão ganhando. E tudo porque você decidiu ignorar suas emoções negativas.
Quer você tenha que falar em público ou não, pratique isso no seu trabalho. Aprenda a notar suas emoções negativas e lembrar a si mesmo que elas só existem dentro de você. Daí decida ir em frente a despeito delas.
Pratique isso também no seu relacionamento. Aquela raiva, mágoa, ressentimento causado por algo que a pessoa amada fez, são sentimentos que só duram enquanto você os alimenta. Talvez seu parceiro até já se esqueceu do que passou, ou já virou aquela página há muito tempo e por isso não entende por que você ainda está todo amuado, jururu, agindo como se a coisa acabou de acontecer.
Perceber suas emoções negativas e neutralizá-las é um dos segredos de uma vida de sucesso.
E sucesso ou fracasso — isso sim, todo mundo vê.