O Jejum de Daniel

Muitas pessoas usam a força física e gastam tempo em atividades que as afastam de Deus. Durante esse período, a proposta é deixar as distrações de lado e focar no que mais importa: o Espírito Santo

Imagem de capa - O Jejum de Daniel

Na atualidade, muitas coisas são motivo de distração na vida do ser humano. Notícias, vídeos, jogos e redes sociais têm roubado o tempo de muitos. Nunca houve tanta informação disponível como atualmente. O problema é que essas informações competem pela atenção das pessoas e tomam um espaço valioso na mente delas.

Além de ocuparem o tempo que deveria ser gasto em família ou em projetos pessoais, essas distrações também tiram o foco das pessoas para o que é mais importante: a intimidade com Deus e a busca pelo Espírito Santo.

Muitos cristãos passam longas horas assistindo a vídeos na internet ou a programas de televisão, porém, ao finalizarem o dia, percebem que não investiram em seu relacionamento com Deus, que poderia ser realizado por meio de orações e da meditação na Palavra dEle. Dessa forma, também se afastam da Salvação.

É inegável que a tecnologia oferece ferramentas úteis para a vida do ser humano, mas ela também é um meio usado pelo mal para tirar o foco das pessoas da vida eterna. Assim, muitas passam a se preocupar apenas com o agora. É por isso que os cristãos precisam estar atentos a como levam suas vidas e quais são suas prioridades, como fez o jovem Daniel.

Mesmo em uma terra estrangeira, na qual o povo era pagão, Daniel não deixou que nada contaminasse sua fé e seu relacionamento com o Criador. Como mostra a Bíblia, ele se excluía das práticas e dos hábitos da cultura do mundo ao seu redor. Daniel cuidava de sua comida, de sua saúde e orava três vezes ao dia (de manhã, de tarde e à noite), mesmo quando uma lei determinou que ninguém poderia orar a não ser para o deus daquela nação.

Com base no capítulo 10 do livro de Daniel, que relata o momento em que o jovem decidiu jejuar por 21 dias para buscar favor, sabedoria e entendimento da parte de Deus, a Universal promove o Jejum de Daniel. A edição deste ano será realizada de 25 de junho a 16 de julho. Durante o período de 21 dias, a proposta é que os participantes se abstenham de informações seculares e distrações.

Esse propósito tem o objetivo de que cada pessoa resgate o tempo que seria perdido com distrações para dedicá-lo ao que realmente é valioso, reflita sobre a forma como tem conduzido a vida e busque novas atividades interessantes que tragam aprendizados sobre Deus e fortaleçam o relacionamento com o Criador por meio do jejum e da oração.

O sacrifício pelo Espírito Santo
Em uma de suas mensagens diárias nas redes sociais, o Bispo Edir Macedo comentou que serão três semanas de sacrifício diário e aprendizados espirituais para que o Espírito Santo habite na vida daqueles que ainda não O conhecem e seja renovado no interior daqueles que já O encontraram – afinal, o que garante a Salvação não são as obras ou as ações, mas, sim, uma vida reta diante de Deus e Seu Espírito, que é dado como garantia da vida eterna. “Em Mateus 7.21, Jesus diz que nem todos que O chamarem de Senhor entrarão no Reino dos Céus, mas sim aquele que faz a Vontade do Pai que está no céu. E, para isso, é necessário viver conforme os mandamentos deixados por Ele, iniciando por amar o Senhor acima de tudo e com toda sua vida e, consequentemente, amar o próximo”, explicou.

Vivendo o amor ao próximo
O Bispo Macedo ainda informou que esta campanha do Jejum de Daniel não será apenas para o fortalecimento espiritual e recebimento do Espírito de Deus por meio do jejum de informações e atividades seculares, mas também para intensificar a prática do segundo mandamento deixado por Jesus, que é amar ao próximo: “nós faremos um jejum diferente. Neste Jejum, nós incluiremos o amor ao próximo. Então, nesses 21 dias faremos um bem para quem está próximo a nós, como cônjuge, parentes, amigos e colegas de trabalho”.

Para muitas pessoas, fazer o bem até a quem lhe faz mal pode ser um grande sacrifício. Entretanto, o Bispo ensinou que cada uma deve fazer pelo próximo o bem que gostaria de receber, até mesmo por aqueles que as ofenderam de alguma forma: “pelo Espírito Santo vale a pena todo e qualquer sacrifício, porque se a pessoa começar a executar o amor ao próximo, sua vida será diferente, pois o próprio Espírito Santo vai dar a direção e conduzir seu pensamento”, concluiu.

Aproveite esta oportunidade
Não deixe essa oportunidade passar: participe do Jejum de Daniel e incentive familiares e amigos a viverem a essência e o crescimento proporcionado por este propósito. Aproveite para estar mais perto de Deus, receber uma transformação de vida e se tornar uma pessoa melhor.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Fotos: jjneff/getty images