Formas que pecamos com os lábios. Em qual você escorrega mais?
Jó, repentinamente, perdeu todos os seus bens, os dez filhos em uma tragédia e sua saúde e o Texto Sagrado diz que “em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios” (Jó 2.10). É muito curiosa essa frase porque, normalmente, quando falamos em pecado, pensamos nas coisas grosseiras, mas pouco pensam que também podem pecar com os lábios.
Aliás, a boca é um dos principais instrumentos de pecado e o mais nocivo porque o ser humano, em sua maioria, não entende o poder da palavra. Se entendesse, utilizaria a língua com mais cautela, habilidade e sabedoria.
Há três formas pelas quais você pode pecar com os seus lábios. A primeira ocorre quando você fala mal dos outros. Todo mundo sabe que falar mal dos outros é feio, mas quantos de nós nos pegamos criticando e usando a língua ferina para falar mal de alguém? Normalmente isso acontece quando emitimos uma opinião carregada de sentimentos ruins.
A segunda forma em que usamos mal a língua é quando falamos mal de nós mesmos. Nos colocamos para baixo, reduzimos a nossa capacidade, às vezes até com uma falsa modéstia e humildade, mas sempre colocamos um termo pejorativo para falar de nós mesmos. Você acaba falando mal de si mesmo sem ter consciência de que a palavra tem poder e acaba acreditando nela. Você não deve nem pensar nisso, salvo se o que diz se tratar de algo verdadeiro que precisa realmente ser mudado.
A terceira forma de pecar com os lábios é quando utilizamos a língua para falar o contrário do que Deus diz. A Palavra de Deus fala uma coisa e você fala outra. Deus manda perdoar e você diz: “para esse fulano não tem perdão”. Você está pecando com sua boca ao discordar da Palavra de Deus.
Se você continuar querendo argumentar com Deus, achando que Ele está errado, não chegará muito longe!
Então, será que você está pecando com seus lábios, com sua boca, por meio de uma dessas três formas: ao falar mal dos outros, ao falar mal de si mesmo ou ao discordar da Palavra de Deus? Jó, mesmo com tudo que sofreu, não pecou com seus lábios e a Bíblia chega a dizer que o homem que não peca com os lábios é perfeito (Tiago 3.2). Portanto, se você quer aperfeiçoar sua vida, comece pelos pensamentos e pelo que você deixa sair pela sua boca.