Mercado Solidário leva alimentos a necessitados

Iniciativa doou toneladas de produtos a famílias carentes

Em março, iniciativas do Unisocial EVG, doaram toneladas de alimentos não perecíveis, frutas e legumes para pessoas carentes em diversas cidades do Brasil. Somente no dia 19, por exemplo, na cidade de São Paulo, foram 13 toneladas oferecidas a 1,1 mil famílias carentes em edição do Mercado Solidário realizada em seis bairros localizados da zona sul de São Paulo.

O responsável pelo Unisocial EVG na zona sul, Paulo Augusto, falou do objetivo do evento: “resgatar a dignidade que a pessoa sente ao ir no mercado e ajudá-la a adquirir alimentos básicos para sua família. Muitas pessoas não tinham condições de ir à feira há muito tempo e ali elas receberam muito mais do que alimentos. Elas receberam amor e respeito”.

Ele também destaca a reação das pessoas que foram auxiliadas: “uma senhora nos contou que as doações ajudariam muito sua família, pois ela mora apenas com o filho, ambos estão desempregados e, por isso, deixam de pagar alguma coisa para comprar outra. Outra beneficiada nos disse que em sua casa moram quatro pessoas e o esposo dela, que é aposentado, não consegue comprar tudo que é necessário”.

No Mercado Solidário famílias em situação de vulnerabilidade social são cadastradas previamente e, no dia da ação, recebem um voucher com determinada pontuação para trocar pelos itens colocados à disposição. Assim, cada pessoa consegue levar para casa os produtos de que mais necessita.

Extrema pobreza
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 18 milhões de brasileiros estão vivendo em situação de extrema pobreza (aqueles que vivem com renda inferior a R$ 10 por dia). Somente na cidade de São Paulo são mais de 619 mil famílias, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Para o responsável pelo trabalho evangelístico da Universal na zona sul, Bispo Júlio Freitas, a situação do País “não favorece os desempregados, mas, por meio do Mercado Solidário, famílias são devidamente ajudadas e têm o prazer de levar para casa o que já não levavam há meses ou anos”.

O voluntário Altamir Luciano, que participou da ação em Santo Amaro, relata sua experiência: “começamos os preparativos na quinta-feira, quando fomos buscar as doações de alimentos, e ficamos trabalhando o final de semana todo. Organizamos e montamos a estrutura até de madrugada. Fomos para casa e, no domingo de manhã, já estávamos de volta para concluir tudo. Foi muito bom ajudar nesse evento”.

Criado pela Universal, o Unisocial EVG prestou assistência a 1.224.606 pessoas necessitadas no ano passado.

* Com informações da UNIcom

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: cedidas