“Era pra estar aposentada”: universitárias debocham de colega de classe de 40 anos
A atitude causou polêmica e repúdio. Entenda o caso
Recentemente, o caso das universitárias que debocharam da colega de classe nas redes sociais por sua idade ganhou espaço em manchetes e reportagens nos principais veículos de comunicação, como repúdio sobre o acontecido.
Atualize-se rapidamente:
- O vídeo que soma milhões de visualizações, mostra três estudantes de uma instituição privada de Bauru (SP) zombando da colega de classe por ela ter “40 anos” e estar cursando o ensino superior.
- “Quiz do dia: como ‘desmatricula’ uma colega de sala?” inicia uma das alunas, logo após outra comenta “mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada”. Entre os comentários desrespeitosos entre as amigas, outra conclui “não sabe o que é Google”.
- A aluna a quem as universitárias se referiam é Patrícia Linares, de 45 anos, que está cursando o primeiro ano de Biomedicina na mesma instituição. Após o caso repercutir, colegas que discordam do posicionamento das universitárias que publicaram o vídeo, prestaram homenagens como forma de apoio a ela.
Confira a matéria completa na íntegra, clicando aqui.
Entenda:
Apesar da Legislação não instituir o etarismo (ou “velhofobia”) como crime, a sua prática possui, sim, consequências criminais, classificadas como injúria ou difamação, crime contra a honra da vítima e violência psicológica.
Ponto de vista:
A Universal entende que não existe idade para conquistar objetivos ou concretizar sonhos, por isso, conta com variados programas que atendem a melhor idade. O Projeto Ler e Escrever, realizado pelo grupo Calebe, atualmente, alfabetiza milhares de idosos em salas de aula montadas em mais de 768 localidades, por exemplo.
Seguindo as diretrizes do Ministério da Educação como um curso livre, sem caráter de graduação, o projeto auxilia analfabetos até sua formação. Além disso, incentiva os milhares de alunos em suas conquistas.
Ao longo de sua existência, já formou milhares de alunos, pois ler e escrever é um sonho que pode ser realizado em qualquer idade.
A exemplo:
Na cidade de Betim (MG), o Projeto alfabetizou cerca de 23 alunos com 60 anos ou mais, que participam do programa desenvolvido pelo grupo Calebe Universal. Através de uma cerimônia de formatura exclusiva, centenas de amigos e familiares puderam prestigiar os alunos que dão início a mais uma etapa importante na vida.