thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

FAÇA O TESTE DO SUCESSO ALHEIO E VEJA SE VOCÊ PASSA

Existem 2 grupos e 2 reações diante do sucesso alheio

Eu queria propor um teste para você: o teste do sucesso alheio. Como você lida, se sente, com o sucesso de outras pessoas? Há duas formas de lidar com isso. A primeira reação é invejar o sucesso do outro, torcer para que ele fracasse. E a outra reação é admirar e estudar com o interesse de aprender: “por que essa pessoa é tão bem-sucedida e o que eu posso aprender com ela para que eu também seja?”

O primeiro grupo, normalmente, é formado por pessoas que pensam que o mundo tem uma quantidade limitada de espaço. E qualquer um que crescer vai tomar o espaço delas. Logo, eu tenho que torcer pelo fracasso do outro para que a minha fatia seja maior. Esse primeiro grupo é dos invejosos, dos que torcem contra, dos que querem ver os outros tropeçarem, dos que sobem nas costas dos demais.

O segundo grupo tem uma mentalidade de que, ainda que muitas coisas no mundo sejam limitadas, há uma fonte inesgotável. Nós estamos limitados apenas pela nossa criatividade, disposição de trabalhar. Ou seja: há o suficiente para o meu vizinho e para mim. Nós dois podemos prosperar juntos. Se ele estiver bem, na verdade, vai ser melhor, porque ele vai me deixar em paz. Se eu estou do lado de alguém que está mal, eu tenho que ficar sempre preocupado que esse alguém possa puxar o meu tapete.

Nós vemos na Bíblia várias histórias de inveja. Por exemplo, desde o início (Gênesis) já vemos que Isaque enfrentou a inveja na terra dos filisteus. Naquela época, era preciso cavar poços para usar a água. E onde Isaque cavava, ele achava água. Em vez dos filisteus, dizerem: “qual é a sua técnica? Ensina a gente. Pelo jeito, tem água para todo mundo nessa região”, sabe o que eles faziam? Eles enterravam os poços de Isaque. Assim, eles se tornaram inimigos de Isaque, porque tudo o que ele colocava a mão prosperava.

Deus não vai deixar que falte nada para aqueles que são Seus. Ele promete o pão nosso de cada dia. Não vai faltar. Ainda que você esteja no deserto. Se você tem a mentalidade de invejar o sucesso alheio, você está atraindo para si um espírito de miséria. E quanto mais a pessoa guarda, menos ela tem. Porque é o espírito da escassez. Já a pessoa liberal tem o espírito da criação, da abundância, que confia no poder do Criador. Se ela perder hoje, amanhã vai ter outra porta melhor. Acompanhe a mensagem no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso