‘Calebe Azul’ ensinou 28 mil homens como prevenir o câncer de próstata 

Evento foi realizado em 1.314 cidades brasileiras e em 9 países

Nos dias 26 e 27 de novembro, aconteceu o “Calebe Azul”, um evento de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, que promoveu a informação e o cuidado com a saúde para a terceira idade em 1.314 cidades brasileiras e em mais 9 países.

De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), um homem morre a cada 38 minutos no Brasil devido ao câncer de próstata.

A iniciativa do programa social Calebe teve como objetivo alertar sobre os riscos desse tipo de tumor e ressaltar que a prevenção é o melhor caminho para envelhecer de modo saudável.

 Segundo o responsável pelo Calebe, Valter Pereira, no evento, profissionais voluntários eliminaram as dúvidas usuais e, principalmente, orientaram os presentes sobre os meios de prevenção do câncer de próstata. “Eles ensinaram o público como se manter a salvo dos fatores de risco que comprometem, inclusive, o bem-estar dos idosos”.

Valter explica que o câncer é uma doença degenerativa que, se não observada, evolui para estágios que dificultam até mesmo a realização de atividades diárias, ou tende a se alastrar.

Por meio de palestras, atendimento com profissionais da saúde e distribuição de folhetos informativos, 27.926 mil idosos foram alcançados no Brasil.

“Eu vi o impacto que uma doença não tratada pode ter na vida da gente. Nós, homens, temos o costume de protelar para fazer o nosso check-up e acompanhamento médico, mas aprendi nessa palestra que a prevenção é chave para a cura e um tratamento eficaz”, avalia Flávio Carvalho, de 46 anos, que recebeu o convite para participar da palestra realizada no Rio de Janeiro.

Em todo Brasil, o “Calebe Azul” mobilizou cerca de 4,7 mil voluntários, oferecendo, ainda, atendimentos gratuitos de advogados, nutricionistas, farmacêuticos, agentes de saúde e massagistas.

Além do Brasil, a ação foi realizada em Burundi, El Salvador, Guatemala, Honduras, Moçambique, Quênia, Santa Lúcia, Senegal e Sudão.

Criado pela Igreja Universal do Reino de Deus, o programa social Calebe – que completou 10 anos de existência no mês de novembro – atua com o propósito de proporcionar mais qualidade de vida aos idosos, por meio de interação social, cursos e eventos.

imagem do author
Colaborador

UNIcom