Curto prazo e longo prazo: mude sua mentalidade

Imagem de capa - Curto prazo e longo prazo: mude sua mentalidade

Muitas pessoas não se dão conta de que os problemas que enfrentam decorrem de sua mentalidade de curto prazo, que é quando se age sobre o que quer sentir e resolver aqui e agora, enquanto a mentalidade a longo prazo é o oposto disso: se age agora pensando no depois.

Infelizmente, o ser humano tende a ter uma mentalidade de curto prazo. Quando, por exemplo, você quer comer um bolo açucarado, seus olhos se enchem até antes de experimentá-lo. Você sabe que sentirá prazer ao comê-lo e não pensa que ele fará mal à sua saúde ou que não será compatível com o seu objetivo de perder peso.

A mentalidade de curto prazo é você ir ao shopping, parcelar a compra do produto e depois ficar com o orçamento apertado o ano todo, é ter um desentendimento com o seu marido ou com o seu filho e ofendê-lo e é quando você sabe que tem que ir à igreja se consertar com Deus, mas deixa isso para depois, pois coloca outras coisas como prioridade.

O rei Salomão, com toda a sua sabedoria, deu um exemplo para isso: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.

Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? […] Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado”. (Provérbios 6.6-11). A formiga trabalha pensando a longo prazo. No cérebro dela há a seguinte programação: “você tem que ajuntar comida agora, pois no inverno não terá folhas”. Então, no inverno a formiga fica quentinha e abastecida no formigueiro.

Talvez você esteja sempre reclamando da vida porque tem sido impulsivo, ansioso e inconsequente: faz as coisas pensando em suas necessidades do presente, mas não pensa no que isso causará no futuro. Então, toda vez que fizer algo, considere o amanhã. Reflita se deseja uma satisfação rápida ou contínua e vá ter com a formiga. Quem sabe você aprende a lição e muda a história de sua vida.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: Getty Images