De primeira a última esposa de Davi

Na série Reis, a história de Mical mostra como o passado pode influenciar os comportamentos do presente e impactar de forma radical o futuro

Quando paramos para ouvir a história de vida de uma pessoa, é possível perceber que muitas vezes as ações do presente são influenciadas por traumas e acontecimentos do passado. E é com esse pano de fundo que o público da série Reis, da Record TV, vai acompanhar a trajetória de Mical (Lina Mello), filha mais nova de Saul (Carlo Porto) e Ainoã (Francisca Queiroz), ao longo da atual temporada da produção.

Conhecida por sua personalidade forte e sua determinação para conseguir o que quer, Mical teve a primeira grande mudança em sua vida quando seu pai foi escolhido para liderar o povo de Israel. “Mical cresceu em um lar um tanto complicado, já que, da noite para o dia, se tornou o lar mais vigiado e comentado de Israel. Seu pai, que era um homem comum, agora era o homem mais importante, com obrigações com toda a nação e um representante de Deus para todos. E, como Saul não soube lidar com tudo isso, sua família penou e Mical teve que aprender a sobreviver diante da perturbação que testemunhou em seu pai”, explica a autora da série, Cristiane Cardoso.

Na quinta temporada de Reis, A Perseguição, fica claro o interesse da jovem por Davi (Cirillo Luna), que, àquela altura, já era considerado um incômodo para Saul. O guerreiro chamava a atenção por sua coragem, fé e carisma, características que alimentaram a inveja no rei. Dessa forma, o sentimento de Mical por Davi foi visto por Saul como uma oportunidade de provocar a morte do rapaz: “[…] Mical […] amava a Davi; o que, sendo anunciado a Saul, pareceu isto bom aos seus olhos. E Saul disse: Eu lha darei, para que lhe sirva de laço, e para que a mão dos filisteus venha a ser contra ele…” (I Samuel 18.20-21).

Se arriscando por amor
Para a realização do casamento, foi proposto que Davi conseguisse, no lugar do dote, 100 prepúcios de filisteus. O rei, que esperava a morte do guerreiro durante a missão, foi surpreendido com 200 prepúcios e teve de entregar sua filha caçula em casamento.

A atitude de Davi indica que ele possivelmente nutria um sentimento por Mical, afinal, ele se arriscou para tomá-la por esposa. Ela também fez a sua parte: “por mais que seu pai perseguisse o rapaz e a tivesse dado como laço para prejudicá-lo, Mical via em Davi o que o seu pai não via: um homem seguro de si. Ela fez de tudo para salvar o marido”, comenta Cristiane, que lembra que, apesar de Davi sair vivo das emboscadas de Saul, o relacionamento do casal foi fortemente abalado, pois “ela tinha seus limites e acabou perdendo-o por um tempo”.

De primeira a última
Com a fuga de Davi, Saul entrega Mical em casamento a outro homem. “O que nos leva para uma fase triste da história de amor dos dois, pois Mical fica alguns anos separada de Davi e, quando retorna para ele, Davi já não é o mesmo que ela conheceu e já está casado com outras mulheres”, diz. Assim, Mical deixa o posto de primeira esposa para ser a última.

Para Cristiane, o jeito firme de Mical a protegeu nesse momento de transição. “No entanto, essa personalidade forte vai dificultar um pouco [a situação dela] em relação às demais esposas de Davi e consequentemente com ele próprio, que não tem mais como mudar o tempo que passou longe dela”, pontua.

As atitudes de Mical nesse novo momento de sua vida mostram que ela não ficou longe apenas de Davi, mas também de Deus. Assim, ela não soube lidar com sabedoria com a forma do agora rei Davi adorar o Criador e o desprezou em seu coração. Essa postura trouxe a ela mais impactos negativos, como a esterilidade. “Ela se apaixonou por Davi porque ele foi um homem de Deus e muito abençoado, mas ela não buscou ser uma mulher de Deus, infelizmente”, diz Cristiane.

Ao longo dos próximos capítulos, o público verá que “o amor e a admiração por quem é de Deus não valem nada se você não fizer as mesmas escolhas difíceis por sua fé como essa pessoa um dia teve que fazer”, adianta a autora. Reis vai ao ar de segunda a sexta-feira, com reprise aos sábados, a partir das 21h15, na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Fotos: Mical Blad Meneghel