thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

CURTO PRAZO / LONGO PRAZO: MUDE SUA MENTALIDADE

Aprenda com a formiga e mude a sua mentalidade

Muitas pessoas não se dão conta de que vários problemas que elas enfrentam se deve à mentalidade de curto prazo que elas praticam, em vez da mentalidade de longo prazo.

“Mentalidade de curto prazo” é você agir sobre o que você quer sentir ou resolver aqui e agora, ignorando o “depois”. E, na “mentalidade de longo prazo”, você age agora pensando no amanhã. O ser humano tem a tendência de pensar só no agora. Essa mentalidade manifesta-se, por exemplo, quando você quer comer aquele bolo açucarado, gostoso. Então, os seus olhos veem, você sente aquele gosto antes de colocar o bolo na boca. Você pensa: “O bolo é gostoso. Eu vou sentir prazer quando eu comer esse bolo”. E você não pensa que esse bolo vai fazer mal para a sua saúde ou que ele não será compatível com aquele objetivo que você tem de perder peso.

É como alguém também que vê uma publicidade na TV ou na internet (uma roupa ou um tênis). Aí, você vai à loja e compra no cartão de crédito, parcelando em 6 vezes. E leva aquilo para casa. E, depois, você fica com o seu orçamento apertado pelos próximos meses. Entra na dívida. Você pensou por meio do curto prazo e não do longo prazo. Você agir a curto prazo é quando você está tendo um desentendimento com alguém e, de repente, você solta uma palavra, você xinga, humilha, ofende a pessoa. Você bate no peito e, com orgulho, diz: “Eu não levo desaforo para casa. Comigo é assim: bateu, levou”. Você ganha as brigas agora, mas você perde a paz no futuro. Vai estragando esse relacionamento a longo prazo.

Ou seja, a mentalidade a curto prazo causa muitos problemas para as pessoas. O rei Salomão nos dá um exemplo tão corriqueiro que faz até a gente se sentir pequeno: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio” (Provérbios 6:6). Quer dizer, a formiga trabalha a longo prazo. Qual é o tamanho do cérebro da formiga, se comparado com o nosso? Mas, lá no cérebro da formiga tem um entendimento que diz: “Você tem que ajuntar comida agora, porque no inverno não vai ter folhas”. Deus deixa as lições, as pistas, os ensinamentos, magníficos na natureza. Tudo o que o homem tem de fazer é usar o cérebro para aprender as lições.

Talvez, você esteja vivendo, agora, reclamando tanto da sua vida, da sua condição, porque você tem sido uma pessoa impulsiva, ansiosa, inconsequente, que deseja somente resolver as suas vontades de agora. Mas você não pensa no que as suas atitudes de agora vão causar no médio e longo prazo. Faça a mudança na sua cabeça. Treine a sua mente a pensar: “Isso vai causar o que para mim a longo prazo? O que eu quero: um resultado bom agora ou para sempre?” Pense nisso. Vá estudar a formiga e, quem sabe, você vai aprender uma lição preciosa e vai mudar a história da sua vida.

Assista à mensagem completa acima e aprenda mais.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso