Universal nos Presídios: cuidando de quem cuida
A UNP proporcionou um dia especial e de apoio aos diretores e agentes dos presídios. Confira
Os grupos e projetos da Universal realizam trabalhos sociais para atingir todas as vertentes da sociedade. Um deles é a Universal nos Presídios (UNP) que, além de prestar assistência aos detentos e aos seus familiares, leva apoio físico e espiritual também aos funcionários e autoridades dos presídios.
Trabalhando em ambientes de grande tensão, os agentes de segurança carregam consigo enorme responsabilidade de cumprir suas funções com excelência e tranquilidade. Entendendo a necessidade que eles têm de também receberem atenção e cuidados, a UNP realizou, no dia 11 de setembro, um evento especial para eles.
A ação aconteceu no Templo de Salomão, em São Paulo, e contou com a presença de mais de 50 agentes de cinco Centros de Detenção Provisória (CDP): Belém, Vila Independência, Mauá, Pinheiros 1 e Pinheiros 2.
Foram mais de oito horas de atividades e aprendizados espirituais destinados aos convidados. O evento teve início com um coffee break especial preparado pelos voluntários do grupo. Em seguida, os presentes participaram de uma reunião no Santuário do Templo de Salomão, local que os diretores e agentes ainda não conheciam. Ali, eles receberam palavras de paz e sabedoria. Na sequência, foi realizado o tour temático pelo museu e pela área externa do Templo de Salomão, quando os presentes puderam aprender mais sobre a história do povo de Israel, desde os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, passando por Moisés e chegando até o Senhor Jesus. Os participantes também visitaram o Jardim Bíblico, que leva a muitas reflexões e ensinamentos.
Entre os presentes estava Nilton Zabeu Veiga, de 46 anos, que é supervisor técnico do CDP Vila Independência. Ele afirma que foi um momento ímpar em sua vida: “foi uma experiência especial na qual aprendemos sobre a história e fatos importantes sobre os acontecimentos bíblicos que a Universal apresentou. Aprendemos desde assuntos como a construção do Templo de Salomão até sobre o Tabernáculo e os monumentos históricos”.
O Pastor Clodoaldo Rocha, responsável pelo trabalho da UNP no Brasil, comenta a importância dessa assistência espiritual: “os diretores são os responsáveis por todo direcionamento recebido pelos agentes prisionais. Então, eles precisam estar bem para que tudo ocorra de forma certa. É por isso que proporcionamos momentos de oração e paz a eles”.
O Pastor Clodoaldo detalha que esses profissionais também precisam de apoio e reconhecimento pelo seu trabalho e é isso que a UNP procura fazer: “temos conhecimento das inúmeras lutas, dificuldades existentes no sistema prisional e em geral, em todo o País. São pessoas que se dedicam há anos no sistema por amor à profissão. Para homenageá-los pelo seu excelente trabalho realizamos essas ações”.
Depois das experiências vividas nesse dia, muitos saíram admirados com tudo que viveram, viram e aprenderam. “Todos saíram maravilhados e pensando em chegar nas unidades para falar como foi especial estar diante da grandeza de Deus neste lugar sagrado”, conclui o Pastor.