Como lidar com quem fala mal de nós
Medite nesta mensagem do Bispo Renato Cardoso
Durante a programação Inteligência e Fé, do dia 21 de setembro, o Bispo Renato Cardoso falou sobre a importância de sabermos silenciar as vozes que falam contra nós em nossa cabeça e no nosso exterior.
Por que isso é importante:
Para ilustrar, o Bispo contou uma história. Certa vez, todos os animais de uma floresta se reuniram e decidiram fazer uma competição. Quem chegasse no topo da montanha mais alta, seria o rei da floresta. O leão se prontificou e subiu a montanha, mas desanimou com as palavras do demais animais. A girafa tentou, mas viu que não era tão fácil quanto pensava. Por fim, um sapinho subiu a montanha e, mesmo com as palavras de desânimo dos demais animais, ele chegou ao topo. Quando os demais animais foram falar com o sapinho, descobriram que ele era surdo. Ou seja, ele não ouviu as palavras de desânimo e focou em subir a montanha.
- “Essa pequena história mostra uma verdade muito profunda para você que quer vencer na vida: palavras têm poder”, explicou o Bispo.
- Por isso, temos que tomar muito cuidado com as palavras que falamos, porque elas podem danificar a vida das pessoas. Igualmente, precisamos nos atentar sobre o que deixamos entrar em nosso coração, porque isso pode nos derrubar.
O que fazer:
“Nós não temos controle sobre o que as pessoas dizem. Você nunca vai poder amordaçar a boca das pessoas. Elas falam o que querem, escrevem o que querem. Palavras são baratas. As pessoas falam bobagens sem nem pensar. E muitos sabem que as palavras são armas e as utilizam, como os inimigos de Davi, para danificar. Inventam mentiras e fofocas”, avaliou o Bispo.
- Desse modo, o rei Davi deixou o exemplo, por meio dos Salmos, de que quando falavam mal dele, ele conversava com Deus sobre o que estava acontecendo e se fazia de surdo (como o sapinho da história). “Às vezes, temos de nos fazer de surdos. Às vezes, você tem que fingir que não ouviu. Você tem que guardar a sua boca. Se fazer de mudo”, aconselhou o Bispo.
- Portanto, temos que nos fazer de surdos com as vozes que vêm dos outros e com as vozes na nossa mente que ficam nos criticando, desanimando, diminuindo ou tirando o nosso foco do que realmente importa.
- Clique aqui e acompanhe esta e outras mensagens do Bispo Renato Cardoso na íntegra.