Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio
Quase 100% dos casos de suicídio estão associados a algum transtorno mental ou emocional, a exemplo da depressão. Saiba mais
O dia 10 do mês de setembro é datado oficialmente como o ‘Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio’. Concomitantemente, no Brasil, desde 2014, este mês é lembrado por uma iniciativa conhecida como ‘Setembro Amarelo’, a maior campanha de combate ao estigma, em todo o mundo, que leva conscientização e prevenção sobre a temática do suicídio.
Por que devemos falar sobre isso:
- Essa é uma realidade que impacta toda sociedade, afetando indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.
- De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), por ano, há mais mortes por suicídio do que por doenças como HIV, malária, câncer de mama, ou ainda em guerras e homicídios.
- Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a 4ª causa de morte, atrás apenas de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.
- Última pesquisa realizada pela OMS, em 2019, aponta mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, o que eleva esta estimativa para mais de 1 milhão.
- No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano. Ou seja, em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia no País.
A depressão é um dos motivos:
Quase 100% dos casos de suicídio está associado a algum transtorno mental ou emocional, a exemplo da depressão.
- No mundo todo, centenas de milhões de pessoas são acometidas por condições relacionadas à saúde mental. Segundo a OMS, mais de 320 milhões sofrem de depressão.
- Ademais, a prevalência global de depressão e ansiedade aumentou 25% no início da pandemia de Covid-19. Jovens e mulheres foram os mais atingidos.
O programa Entrelinhas, exibido no dia 4 de setembro último, abordou o tema depressão e debateu sobre como vivem as pessoas que sentem esse transtorno.
Abaixo, assista ao vídeo na íntegra, veja exemplos de pessoas que passaram por isso e como tiveram as suas vidas transformadas.
Como ajudar a combater a depressão:
- Pastor Online: O projeto oferece atendimento e apoio emocional e espiritual gratuitamente. Ele é sigiloso e está disponível 24h por meio do site www.universal.org/pastor-online ou pelo telefone (11) 3573-3535.
- O Projeto Help faz parte da Força Jovem Universal (FJU) e trabalha o bem-estar da juventude dando todo auxílio para vencer a automutilação, a depressão e outros problemas emocionais. Para mais informações, acesse a página no Instagram.
- Também há o grupo Depressão Tem Cura que desde 2019 ajuda na cura das dores da alma. Além disso, também disponibilizam atendimento via WhatsApp. Clique aqui.
Participe também de um encontro de fé na Universal. Encontre o templo mais perto de você.