O que é verdadeiramente uma entrega?
Confira a mensagem da colunista Núbia Siqueira e entenda
A colunista Núbia Siqueira usou o exemplo do apóstolo Paulo para explicar aos internautas o que é se entregar verdadeiramente ao Senhor Jesus.
O quadro geral:
Antes de se tornar apóstolo, Paulo era Saulo, um fariseu da tribo de Benjamim que cumpria rigorosamente os rituais e dogmas da religião judaica. Na concepção dele a igreja primitiva não passava de uma seita, portanto, seu dever como cumpridor da Lei de Moisés era destruí-la completamente bem como todos que a praticavam.
Até que um dia, quando estava a caminho de Damasco, a fim de prender alguns cristãos, ele se deparou com o Senhor Jesus, que apareceu para ele:
- E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. Atos 9:3-5
O que analisar:
Núbia destaca que nessas palavras do Senhor Jesus “Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões”, é possível perceber que o Senhor Jesus já tentava salvar Saulo há muito tempo.
- Significado de “recalcitrar”: não oferecer resistência.
- O que é aguilhão: Era um instrumento de ponta fina usado para cutucar o boi no arado. Dessa forma se ele parasse ou diminuísse o ritmo do trabalho o dono o cutucava para ele andar. Então o animal sabia que não podia parar e nem escoicear aquele instrumento pontiagudo, pois se fizesse isso iria se ferir.
Por que isso é importante:
Era isso que estava acontecendo com Saulo, e é o que acontece com quem resiste a se entregar ao Senhor Jesus: se machuca.
- “Saulo estava ali resistindo e se machucando, em vez de se entregar. Quem resiste a se entregar é pior do que um animal selvagem, porque até o boi reconhece a mão que o alimenta. Então, muitas vezes, as pessoas estão se ferindo, estão acabando com a sua alma, provocando dores, porque elas não têm coragem de entregar aquilo que está sendo pedido. E aí é um processo, um ciclo de dor e sofrimento que a pessoa não consegue sair. Essa era a história do apóstolo Paulo”, conclui Núbia.
A rendição de Saulo:
Assim como fez com Saulo, Deus nos cerca e nos encurrala para o nosso bem. Muitas vezes, há um caminho de Damasco na nossa vida, uma crise, uma perda, há uma dor, uma situação, um conflito, para que nós possamos ter esse encontro real com o Senhor Jesus, destaca a escritora.
- “Esse homem sabia tudo da lei, ele entendia tudo da cultura, ele falava várias línguas, mas, de repente, ele está ali atônito sem entender o que estava acontecendo. Da mesma forma, muitas vezes, Deus nos leva para uma situação que a gente também não entende nada, mas é para nos fazer o bem, nunca é para o nosso mal. Se você se entregar, você sai do chão, se você não se entregar vai continuar no chão. ”
- “Ele estava no meio daquela luz resplandecente que devia ser algo totalmente diferente de tudo que ele já havia visto e ele caiu por terra. ‘Senhor que queres que eu faça?’ Quando ele disse essa frase já estava totalmente entregue, rendido, em completa obediência ao Senhor Jesus. ”
Conclusão:
“Nós vivemos num mundo onde até os cristãos estão querendo mudar a vontade de Deus, quando somos nós que temos que mudar os nossos desejos, as nossas vontades, segundo a vontade de Deus. Se a Bíblia diz que algo é pecado, é pecado, se eu concordo ou não, se eu gosto ou não, é pecado. Deus é autoridade na minha vida, se Ele pede algo é porque aquilo que estou resistindo entregar está me fazendo mal”, orienta.
Núbia destaca ainda que para a pessoa se converter e se entregar terá que abrir mão de seus conceitos, achismos, opiniões, etc. Esse processo de desconstrução é difícil, mas para construirmos um prédio novo num local em ruínas, primeiro precisamos derrubar o velho. Ou seja, sem o Senhor Jesus nós somos apenas ruínas e para que uma nova criatura seja formada em nós precisamos destruir a velha identidade que trouxemos do mundo.
Saulo ou Paulo:
Quem você é: Saulo ou Paulo?
- “Não importa se você tem até um título na igreja, tudo depende da entrega que você fez. Se um dia você teve uma entrega como essa, então você foi transformado, se não, você apenas faz parte de uma igreja, pode até ter nome de cristão, mas isso não significa que você é uma pessoa convertida, uma nova criatura”, afirma Núbia.
Clique aqui e acompanhe a mensagem na íntegra.
Jejum de Daniel
Aproveite esse período do Jejum de Daniel para alcançar essa transformação interior e ser cheio do Espírito Santo. Clique aqui e saiba como fazer esse propósito de fé.