Conheça a história da Universal no Ceará, que completa 39 anos

Mesmo com as dificuldades iniciais, as perseguições e a idolatria predominante na região, o trabalho não para de crescer

Imagem de capa - Conheça a história da Universal no Ceará, que completa 39 anos

A Universal no Ceará completou recentemente 39 anos de existência.  O primeiro templo no estado foi inaugurado em 29 de julho de 1983.

O início:

Era uma sexta-feira, às 15h, quando o então Pastor Laprovita Vieira (falecido em 2020), ao lado da esposa, Missionária Vera Lúcia, realizou o culto de inauguração no auditório da Associação Cearence de Imprensa (Casa do Jornalista), localizado no 6˚ andar da Rua Floriano Peixoto, 735, no centro de Fortaleza.

Desenvolvimento da igreja:

Na época, a Universal ainda não era muito conhecida pois havia apenas 7 anos que o Bispo Edir Macedo havia iniciado o trabalho no Rio de Janeiro. Porém, um ano após a inauguração, o espaço se tornou pequeno, fazendo-se necessário buscar outro local.

Saíram então da Casa dos Jornalistas e foram para a Rua João Moreira, 171 – Altos, também no centro, em frente ao Passeio Público.

Depoimento:

O obreiro Álvaro Ferreira Lima (foto abaixo), de 77 anos, diz lembrar bem das dificuldades do início, pois chegou à igreja desde sua inauguração.

Ele conta que procurou a Universal porque se identificou com o testemunho de uma senhora ao assistir um programa de televisão que o Bispo Edir Macedo fazia no Rio de Janeiro e era transmitido em Fortaleza.

  • “Eu cheguei à igreja em 29 de julho de 1983 com 3 filhos. A mais nova tinha 4 anos, o do meio 9, e a mais velha 11 anos. Eles cresceram na igreja e há mais de 20 anos os três servem a Deus no Altar. Por causa de um testemunho, hoje estamos há 39 anos na presença de Deus e eu só tenho a agradecer a bênção que é ter o Espirito Santo na nossa vida e a Salvação da nossa alma”, diz.

Ele afirma que nesse auditório da Casa dos Jornalistas viu muitos milagres acontecerem, muitas vidas sendo transformadas e muitas famílias restauradas.

Sobre a prisão do Bispo Macedo:

“Em 1991, quando o Bispo Macedo foi preso, não foi fácil. Não foram poucas as pessoas que desistiram da fé por conta desse fato. Eu e minha família fomos convidados por pessoas que saíram, para sairmos também da Universal. Se eu tivesse dado ouvidos a essa voz negativa hoje não estaria aqui. O que aconteceu com o Bispo foi uma injustiça sim, mas Deus permitiu para o crescimento da obra dEle e para todos verem que o Bispo é um homem de Deus e que Ele o colocou aqui para salvar almas”, ressalta.

Pelos números:

O trabalho evangelístico no estado se desenvolveu e hoje já são:

  • 352 templos
  • 4.646 obreiros
  • 6.837 jovens que integram o Força Jovem Universal (FJU)
  • 5.080 voluntários no grupo de Evangelização
  • 6.584 voluntários no programa social Calebe, que desenvolve o trabalho com a terceira idade
  • Além de outros grupos que atuam nas mais diversas frentes de trabalhos. Tais como o Grupo da Saúde, Escola Bíblica Infantil, Universal nos Presídios, Universal Socioeducativo, etc.

Evento Driblando a Fome:

Realizado no dia 28 de maio, a ação “Driblando a Fome” no estado do Ceará reuniu 18 mil pessoas no Centro de Formação Olímpica de Fortaleza (CFO). Arrecadando 175 toneladas de alimentos, que serão doados para famílias carentes da região.

Um povo de fé:

Hoje, a sede da Universal em Fortaleza, está localizada na Av. Tristão Gonçalves, 613 – centro- e tem capacidade para 3.600 pessoas sentadas.

O Bispo Fernando Souza (foto à esquerda), que está à frente do trabalho no estado, desde 2020, destaca a qualidade da fé do povo cearense.

  • “Cheguei em 19 de março de 2020, foi um ano de desafio, pois no primeiro dia a igreja foi fechada por decreto da prefeitura devido à pandemia de COVID-19. Mesmo com o fechamento da igreja, o povo não recuou. Os membros vinham à porta da igreja orar, participavam dos cultos on-line, mantinham contato conosco através da Central de atendimento, etc”.
  • Ele destaca também que o povo cearense é muito hospitaleiro e de uma fé de causar admiração, que absorve com atenção os ensinamentos da fé.
  • Além disso, ressalta a importância do ensino da Palavra de Deus no estado, tendo em vista, a religiosidade predominante em todo território, principalmente no sertão.

“É gratificante ter, aos domingos, nas igrejas de todo estado cerca de 60 mil pessoas buscando a Deus. E esse número vem crescendo, pois, nosso objetivo é ter o sonho de Deus realizado neste estado” finaliza.

Anote aí:

Para ficar por dentro do trabalho evangelístico e social que a Universal Ceará desenvolve, acesse: https://www.facebook.com/UniversalCeara e https://www.instagram.com/universalceara/

Confira a galeria de fotos:
imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Cedidas