Cresce a multidão de deprimidos e ansiosos no Brasil. Como lidar?
De acordo com levantamento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), de 2020, os casos de depressão foram de 4,2% para 8%
- O número de depressivos e ansiosos só tem aumentado. A pandemia de covid-19 fez este número quase dobrar. De acordo com levantamento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), de 2020, os casos de depressão foram de 4,2% para 8%.
- A Associação Brasileira de Psiquiatria cita que um quarto da população tem, teve ou terá depressão ao longo da vida.
- O número de suicídios segue a mesma tendência. O total de óbitos no país por lesões autoprovocadas dobrou de cerca de 7 mil para 14 mil nos últimos 20 anos, segundo o Datasus.
- O Rio Grande do Sul está sempre no topo do ranking brasileiro. Inclusive, é lá que fica a cidade de Venâncio Aires que historicamente tem uma das mais altas taxas de suicídio do País. Só nos seis primeiros meses deste ano foram nove óbitos e 38 tentativas , sendo agricultores as vítimas mais comuns.
- Especialistas tentam buscar respostas para este aumento. Sabe-se que o medo, o luto pelas mortes da Covid, problemas financeiros e o isolamento social colaboram para tudo isso.
Como lidar com as incertezas:
- A vida do ser humano é feita por incertezas, mas a pandemia deixou isso mais claro. Neste cenário, somente a fé pode trazer luz e força para as pessoas enfrentarem e superarem qualquer período difícil.
- Para o Bispo Edir Macedo, a depressão está além dos limites da matéria do corpo físico. “A alma humana sofre de depressão porque nela há dúvidas que trazem medos, preocupações, ansiedades, enfim, inquietações sem fim. Quem pode sarar a alma, senão o Espírito do Salvador das almas?”, disse.
- Assim, a fé se torna essencial para combater esta e outras aflições da alma. E não são poucas as pessoas que venceram estes males. Veja aqui o relato de quem venceu a depressão.
Da mesma forma, assunto também foi pauta de uma série de episódios do programa Entrelinhas. Veja alguns:
O que fazer:
Assim, se você ou algum familiar precisa de ajuda, participe nesta sexta-feira da Sessão do Descarrego. Ela acontece no Templo de Salomão, às 7h, 10h, 12h, 15h e 20h. Você também pode ir à Universal mais perto de você.
Além disso, você também pode ter ajuda do grupo Depressão tem Cura (DTC). Acesse o Instagram do grupo para saber mais.