Paralisia do sono: o que é e como se livrar dela pela fé

Veja o que a ciência e a fé dizem sobre este transtorno

A paralisia do sono entrou para o rol de transtornos do sono e é a condição na qual o indivíduo desperta, mas é incapaz de se mover. Em outras palavras, é como se você estivesse em parte acordado, mas seu corpo ainda estivesse dormindo. Em alguns casos, a pessoa pode ter experiências alucinatórias, que podem ser auditivas, visuais ou táteis.

O que a medicina diz:

  • A paralisia acontece quando o indivíduo desperta do estado mais profundo do sono, denominado REM (rapid eye moviment, em português, movimento rápido dos olhos). Ela pode durar segundos ou minutos.
  • De acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono, há estudos que apontam que entre 15% a 40% de determinada população podem vivenciar alguma situação de paralisia do sono ao longo da vida.
  • Para muitos especialistas, o problema é uma característica genética. Mas há estudos que sugerem que ela pode ser influenciada por situações como estresse constante, privação do sono, consumo de bebidas alcoólicas em excesso e utilização de medicamentos para dormir, sem orientação médica. Além disso, doenças psiquiátricas como ansiedade, depressão e síndrome do pânico também interferem.
  • Nem todos os casos envolvem alucinações, pois há situações em que a pessoa apenas não consegue se mexer. Mas estudos dizem que elas podem estar presentes em até 75% dos casos.

Experiências reais:

  • A jornalista Cléa Lima, de 50 anos, viveu com este terrível transtorno da adolescência até os 20 anos de idade. “Acordava e não conseguia abrir os olhos, falar ou me mexer, era horrível e assustador. Eu tinha muito medo e o medo me paralisava”, lembra.
  • A empresária Alexandra Malta, de 30 anos, teve os primeiros episódios na infância, que seguiram para a adolescência e fase adulta. “Algumas vezes, tive a sensação de sair do meu corpo e andar por vários lugares. Em outros casos, não conseguia me mexer, tinha muito medo, sensação de alguém me sufocando, pesadelos vívidos. Além disso, também via vultos quando estava acordada.
  • Alexandra tentou encontrar respostas em religiões, com os espíritos, magia, mas nada resolvia. Também buscou os recursos médicos: ansiolíticos e antidepressivos. “No início, os remédios me dopavam e em pouco tempo não tinham mais efeito, eram como água”, conta.

O que a fé diz:

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

João 8:36

Baseadas nessa fé é que Cléia e Alexandra encontraram a solução para esse terrível problema. Elas entenderam que, quando se usa o nome do Senhor Jesus, nenhum mal pode resistir. “Somente quando usei a fé e não aceitei mais o mal tocar na minha vida é que fiquei livre. Parei de sentir dó de mim mesma e determinei a minha libertação”, fala Cléia.

“Por meio do convite de um amigo, eu cheguei às reuniões de libertação na Universal. Na primeira reunião eu saí sem aquele peso e comecei a entender que a raiz desse problema era espiritual. Assim, entendi que precisava me libertar, que aquele mal tinha de sair de dentro de mim. E foi o que aconteceu. Essa libertação me trouxe paz, durmo bem, tenho uma vida abençoada em todos os sentidos”, afirma Alexandra (foto ao lado).

O que fazer:

Se da mesma forma você sofre com a paralisia do sono, doenças psiquiátricas ou emocionais, participe da Sessão do Descarrego e veja sua vida mudar. Ela acontece às sextas-feiras, no Templo de Salomão. Os horários são 7h, 10h, 12h, 15h e 20h.

Ademais, você também pode ir à Universal mais próxima de sua casa. Encontre o endereço aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock - Cedida