O que o acesso cada vez mais cedo à tecnologia pode acarretar nas crianças?
O programa Fala Que Eu Te Escuto mostrou pesquisas que apontam que 90% das crianças e adolescentes brasileiros estão conectados à internet
As atividades infantis deixaram de ser apenas voltadas para os livros e brincadeiras nas ruas. O lápis de cor, a massinha de modelar e o famoso jogo da amarelinha deram lugar às telas, videogames e redes sociais. Mas, até que ponto o acesso cada vez mais cedo à tecnologia é saudável para as crianças?
Quadro geral:
O programa Fala Que Eu Te Escuto trouxe o assunto ao debate e mostrou pesquisas que apontam que 90% das crianças e adolescentes brasileiros estão conectados à internet.
Os dados alarmantes também preocupam os especialistas que foram ouvidos durante a programação. Eles afirmaram que isso pode acarretar em transtornos físicos e mentais.
O que os especialistas disseram:
- “O uso excessivo de redes sociais e aplicativos por crianças tem prejudicado o seu desenvolvimento. Pois nosso cérebro sempre vai optar por sensações melhores e recompensas, e a busca disso, de forma rápida, por meio das redes sociais, provoca hiperatividade e transtornos mentais nas crianças. Podendo deixar o ser humano menos inteligente, como já é confirmado cientificamente”, destacou o neurocientista Fabiano de Abreu.
- Já a psicóloga Dora Lorch reforçou a importância de incentivar a interação e o diálogo dentro de casa. “Nos momentos de lazer, o uso das telas para as crianças pode fazer muito mal, pois, com isso, elas deixam de conversar e interagir. E os pais até passam a competir a atenção dos filhos com o celular e a televisão”, pontuou.
Preocupação das famílias:
Ainda durante a programação, muitos pais relataram a realidade vivida com os filhos. Alguns disseram já perceber o vício deles com o celular, outros até afirmaram problemas de visão devido ao uso constante das telas.
E na pesquisa feita ao vivo pelo programa, a maioria respondeu que o uso constante da tecnologia pelas crianças significa fuga da realidade. Veja:
- 56% disseram que era uma forma de fugir da realidade
- 35% disseram que era apenas para entretenimento
- 9% disseram que era para conhecimento e estudo
Clique aqui para assistir ao programa na íntegra.
O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido, ao vivo, nas madrugadas da Record TV, com transmissão também pelo Facebook. Sempre trazendo temas polêmicos da atualidade.
Siga o perfil oficial do programa no Instagram para ficar por dentro dos próximos temas.