‘Expo FJUni’ ajuda jovens na escolha da carreira
Estandes ofereceram informações sobre vida acadêmica e profissional
A Força Jovem Universal (FJU), através de seu projeto FJUniversitários, realizou no dia 27/3 a “Expo FJUni”, ação que reuniu amostras de diversas áreas do conhecimento, a fim de conscientizar os jovens sobre o dia a dia das profissões apresentadas, ajudando-os a escolher qual carreira seguir. O evento ocorreu em Del Castilho, bairro localizado na zona norte do Rio de Janeiro.
Uma pesquisa divulgada em 2021 revelou que pelo menos 30% dos jovens que estão aptos para prestar vestibular ainda não decidiram em qual profissão desejam atuar no futuro.
Durante a “Expo FJUni”, integrantes do FJUniversitários graduandos e graduados expuseram seus cursos acadêmicos por intermédio de projetos universitários, objetos de uso na rotina profissional e serviços pertinentes à área de atuação. Foram apresentadas as áreas de Direito, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Química, Física, Nutrição, Gastronomia, Ciências Sociais, Medicina, Enfermagem e Pedagogia.
Cada estande proporcionou uma dinâmica diferente. No de Nutrição, por exemplo, foi disponibilizado um conteúdo com dicas gerais sobre saúde e nutrição do corpo. Já o de Medicina teve aferimento de pressão e atendimento médico. Por sua vez, o espaço de Gastronomia ofereceu uma experiência sobre sabor, através dos cinco sentidos.
Para a responsável pela ação e graduanda em Serviço Social Amanda Costa Moura, “ações como a ‘Expo FJUni’ têm extrema importância para conscientizar e despertar o interesse pelo estudo e para a busca de uma profissão”.
“Buscamos repassar nossa mensagem de forma didática, leve e acessível, contando nossas histórias. Muitos de nós, do FJUniversitários, que hoje somos formados ou formandos, não tivemos facilidades para ingressar no nível superior. O projeto tem o objetivo de mostrar que é possível oferecer e encontrar caminhos para alcançar esse sonho”, relata.
Em cada estande foi disponibilizado um informativo sobre a área específica e algumas faculdades públicas e particulares que oferecem o curso.
Raquel Santana, de 35 anos, visitou o estande da área da Saúde e contou que já havia trancado a matrícula em um curso técnico. “Conversando com uma voluntária, ela me falou de outro ótimo curso que fica perto da minha residência. Me ajudou a elevar a minha autoestima e acreditar que posso alcançar meus objetivos. Trocamos telefones e ela informou que seguirá me acompanhando”.
Presente em países das Américas, da Europa, da África, da Oceania e Ásia, o programa social Força Jovem Universal foi criado em 1977 e tem por objetivo ajudar adolescentes sem perspectiva de vida. Dentre suas ações estão eventos de caráter social, cursos, torneios esportivos e eventos culturais. No último ano, 2.034.428 jovens brasileiros foram beneficiados pelo trabalho da FJU.