Jovens plantam 5 mil mudas de árvores em Madagascar

Iniciativa contribui com o reflorestamento do país

Imagem de capa - Jovens plantam 5 mil mudas de árvores em Madagascar

Na manhã do último sábado (26), 5 mil mudas de árvores foram plantadas na Comuna de Tsiafahy – a 21km do distrito de Antananarivo, capital de Madagascar – para ajudar no reflorestamento do local. A iniciativa do programa social Força Jovem Universal (FJU) contou com o apoio de aproximadamente mil jovens, que ajudaram no plantio.

Na ação, cada jovem plantou 5 mudas com a orientação e supervisão dos técnicos do Ministério do Meio Ambiente de Madagascar.

“Plantar essas árvores é nossa responsabilidade e uma maneira de lutar contra o desmatamento”, avalia a voluntária Hery Ny Avo. “Sempre estamos dispostos a participar de um evento como esse, porque nos dá a oportunidade de fazer algo bom para o país”.

Em 2014, o governo do país africano lançou um programa de conservação da floresta que cobre 20% do território. Anualmente, entre fevereiro e março, o Ministério do Meio Ambiente oferece as mudas para instituições governamentais e associações culturais e religiosas, que se responsabilizam pelo plantio em lugares determinados pelo Ministério.

Segundo o responsável pela ação, Eliot Rajaonah, a plantação das mudas de árvores se faz necessária para combater as mudanças climáticas e o aquecimento global. “Incêndios voluntários e involuntários estão provocando o desaparecimento de árvores”, explica.

Madagascar está localizado perto da costa sudeste da África e é a quarta maior ilha do mundo. O país tem 27,69 milhões de habitantes e tem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no valor de 0,528.

O voluntário Raharison Felicien fez a sua parte no movimento e afirma que é um prazer colaborar para a manutenção do meio ambiente. “Plantar as mudas é uma semente que nós deixamos para que a geração futura possa se beneficiar”.

Presente em países das Américas, da Europa, da África, da Oceania e da Ásia, o programa social Força Jovem Universal (FJU) é mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus e tem por objetivo ajudar outros adolescentes sem perspectiva de vida através de eventos de caráter social, cursos, torneios esportivos, shows, competições de dança e música.

A FJU promove, ainda, campanhas de doação de sangue, ações de solidariedade e visitas a hospitais, asilos e orfanatos. Em 2021, mais de 2 milhões de jovens foram beneficiados pelo trabalho do programa social no mundo.

imagem do author
Colaborador

UNIcom