Sua vida a dois não muda, porque os seus pensamentos não mudam

Conheça alguns dos pensamentos falhos que lhe impedem de construir um relacionamento feliz

No programa The Love School – A  Escola do Amor , exibido no último sábado (19) os professores Renato e Cristiane Cardoso explicaram os danos dos pensamentos falhos para o relacionamento.

Para Renato, não é difícil entender por que o pensamento está tão atrelado aos resultados de todas as áreas da vida de uma pessoa. Isso porque, são os pensamentos que geram comportamentos, que por sua vez, geram os resultados na vida da pessoa.

“[Tudo] o que eu faço é porque primeiro eu pensei, senti, cri; então, tudo começa na minha cabeça e manifesta-se no meu comportamento, e aquele comportamento vai gerar o resultado – bom ou ruim – na minha vida. Então, se eu quero mudar a minha vida, eu tenho que começar na raiz, que são os meus pensamentos”, destaca o apresentador.

De acordo com o neurocientista, Igor Duarte, a mente humana tende a absorver e tomar como verdade absoluta informações passadas por pessoas que possuem algum tipo de autoridade, a exemplo dos pais, professores, médicos, etc.

O poder do pensamento

No entanto, ele afirma que com ajuda especializada é possível se livrar de um histórico ruim deixado no nosso cérebro. Ou seja, é possível eliminar a semente ruim e acrescentar outras sementes (boas) para suprimi-las.

“Existe um sistema no cérebro para você aprender, sem ter que se concentrar numa determinada atividade. Se ficarmos próximos de pessoas, adquirimos o comportamento dessas pessoas. Isso acontece de forma inconsciente”, explica o especialista.

Ele afirma ainda que quando uma pessoa fecha os olhos e se imagina fazendo atividade física, há um aumento em sua força muscular que se compara quase a de uma pessoa que frequenta a academia. “Então, de alguma forma, a ciência ainda não sabe explicar que o pensamento tem algum tipo de poder sobre a fisiologia do corpo”, assegura.

Da mesma forma acontece em um relacionamento, destaca Renato Cardoso. “Por isso, nós temos afirmado que quando muda o pensamento, muda o relacionamento. E pensamentos ruins geram relacionamentos ruins”, afirma.

Veja abaixo alguns pensamentos falhos que impedem as pessoas de terem um relacionamento feliz:

1 – “Não vou mudar, esse é o meu jeito”

É um pensamento, no mínimo, curioso, pois a pessoa muda para se enquadrar na escola, na faculdade, no trabalho, para ser aceito na turma de amigos… Mas quando se trata de mudar pelo bem do relacionamento, para agradar a pessoa amada, ela se recusa a mudar. “Mas você muda o seu jeito com o patrão, você não fala com ele de qualquer jeito, enfim, você muda o seu jeito em vários momentos da sua vida, por que não dentro do relacionamento? ”, pergunta Cristiane Cardoso.

“Na verdade, o que essa frase esconde é um orgulho”, garante Renato. “Uma dificuldade de admitir que o seu jeito, talvez, não seja tão bom assim. Não é porque o seu jeito ‘é o melhor’. Já passou pela sua cabeça que, de repente, há um jeito melhor do que o seu? ”, sugere.

Portanto, de acordo com o apresentador, essa postura de “não vou mudar, esse é o meu jeito” é um dos pensamentos que impedem a pessoa de mudar pelo relacionamento.

2 – Estamos em momentos diferentes

Esse argumento, normalmente usado em términos de relacionamento, na verdade, contradiz o primeiro, por ele já indicar que houve uma mudança, ainda que tenha sido para pior. Contudo, a realidade é que não existe momento igual, pois, todos os dias trazem momentos diferentes para nós. É um grande erro esperar que estejam no mesmo momento a vida toda. Então, em um relacionamento, é preciso aprender a se adaptar aos momentos diferentes do outro.

3 – “É melhor separar”

Para Renato, o melhor na verdade é consertar, se separar do seu jeito, das suas crenças erradas e dos problemas que estavam destruindo o relacionamento.

4- Homem/Mulher é tudo igual

Não é verdade. Não existe ninguém igual, cada pessoa é única, singular. Por isso, você tem que lidar com as pessoas como elas são, com suas diferenças, assim como você também é diferente.

Então, como desconstruir esses pensamentos falhos?

Participando das palestras da Terapia do Amor, assim, esses pensamentos ruins serão descontruídos e substituídos por pensamentos bons, que serão absorvidos pela sua mente e irão mudar a sua vida amorosa.

A Terapia do Amor acontece todas as quintas-feiras, às 10h, 15h e 20h, no Templo de SalomãoPara saber o horário e endereço em outras localidades, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Reprodução e iStock