O que é preciso para entender a Bíblia?

Muitos conhecem profundamente as Escrituras Sagradas, mas são completamente ignorantes no que diz respeito à vontade de Deus. Saiba a razão

Imagem de capa - O que é preciso para entender a Bíblia?

O Bispo Adilson Silva explica que para um pleno entendimento da Palavra de Deus não basta conhecer a letra. Ele chama atenção para o versículo 18, do Salmo 119, no qual o salmista Davi, em todos os seus versículos, exalta a Palavra de Deus.

E no versículo 18, ele diz:

Abre Tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da Tua lei. Salmos 119:18

Por que Davi pediu para que Deus abrisse os seus olhos, se não era cego?

De acordo com o Bispo, era porque Davi tinha consciência de que a Palavra de Deus contém segredos que os olhos naturais não são capazes de enxergar. Então, o fato de uma pessoa ler a Bíblia, mesmo sendo extremamente culta e inteligente, não significa que ela vai entender. Pois, se trata de um livro espiritual, diferentemente dos livros comuns.

Os ignorantes espirituais

Ele explica que, por isso, em sua carta aos Efésios, o apóstolo Paulo afirma que é preciso conhecer a vontade de Deus em sua largura, altura e profundidade (Efésios 3:17-19). E isso só é possível por meio da revelação do Espírito Santo.

Portanto, só temos acesso à vontade de Deus, se Ele, assim, permitir. Pois, Ele abre os nossos olhos e nos dá o entendimento necessário para isso. Do contrário, ao ler a Sua Palavra, teremos uma visão limitada, ou seja, somente da letra.

“Quando uma pessoa abre a Bíblia e só lê a letra, ela não vê nada de extraordinário naquela Palavra. Mas ela tem a revelação e o entendimento do Espírito Santo, por isso, fica maravilhada”, afirma o Bispo.

Aliás, a exemplo de Nicodemos, uma pessoa pode ser profunda conhecedora de todas as ciências, extremamente culta, mas no que diz respeito ao mundo espiritual ser completamente ignorante.

Embora fosse um religioso respeitadíssimo e profundo conhecedor das Escrituras, um mestre que ensinava sobre as leis de Deus, em seu diálogo com o Senhor Jesus, Nicodemos revelou não conhecer nada sobre Deus. Isso ficou claro quando o Senhor Jesus afirmou que ele precisava nascer de novo e ele achou que Jesus estava falando sobre voltar para a barriga materna e nascer novamente.

Novo nascimento

Então, foi necessário Jesus lhe explicar que estava se referindo a nascer da Palavra de Deus e do Espírito Santo. “Desde que se entendeu por gente, Nicodemos estudou as Escrituras Sagradas como judeu, se tornou mestre, mas não conhecia os mistérios, os segredos que estão nas entrelinhas das Escrituras Sagradas. E isso Deus revela para quem Ele quer!”, destaca o Bispo.

Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:3,4

O diabo cega o entendimento dos incrédulos por meio do orgulho, do egoísmo, do materialismo… De maneira que a pessoa lê, mas não entende. Aliás, temos visto que os maiores incrédulos são aqueles que conhecem muito bem a Bíblia, mas não creem e, tampouco, colocam em prática, porque não lhes foi revelada a vontade de Deus.

Dois batismos importantes

Daí a importância do batismo com o Espírito Santo. “Quando uma pessoa é batizada com o Espírito Santo, o Espírito da Palavra de Deus entra na mente da pessoa e ela passa a ver como Deus vê. [Ou seja], ela passa a querer o que Deus quer e a ouvir a voz de Deus 24 horas por dia. E mesmo quando a Bíblia estiver fechada, ainda assim, o Espírito Santo vai falar com ela”.

No entanto, o Bispo Adilson ressalta que tanto o batismo com o Espírito Santo como o batismo nas águas são importantíssimos, pois cada um tem uma função crucial na nossa vida. Enquanto o batismo nas águas resolve o nosso passado, o batismo com o Espírito Santo é a segurança para o nosso futuro.

“Quando você desce às aguas com consciência, arrependido de seus pecados, você está morrendo para o seu passado e sai das águas uma nova criatura, com o coração limpo, o fardo de pecados fica ali dentro e você sai leve, com uma vida nova. Então, o batismo nas águas resolve o seu problema com o seu passado”, explica.

Mas, a partir desse momento em que você recebe uma nova vida, o diabo fará de tudo para lhe fazer voltar para a prática do pecado. Então, vai criar situações para lhe fazer cair. Por isso, a necessidade do batismo com o Espírito Santo.

E, uma vez, recebendo o Espírito Santo você será guiado por Ele, e nos momentos de tentações, provações, desertos e lutas Ele vai estar dentro de você, lhe inspirando e orientando.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: iStock e Reprodução