A cobiça que traz vergonha

Reflita sobre esta mensagem do Bispo Renato Cardoso

A Palavra de Deus nos ensina que aquilo que cobiçamos acabará nos envergonhando. É como está escrito: “Porque vos envergonhareis pelos carvalhos que cobiçastes, e sereis confundidos pelos jardins que escolhestes.” Isaías 1:29

“A maioria das pessoas não têm consciência da sua cobiça. Ela é uma coisa básica do ser humano, para o lado ruim. É tão básico que Deus achou importante, entre tantas coisas da vida, regulá-la através dos Dez Mandamentos. Pois, uma das determinações diz: ‘não cobiçarás’. Então, se Deus achou importante incluir este mandamento nos dez é porque é uma área da vida humana muito importante, que pesa muito. É você desejar uma coisa de uma maneira doentia, de uma forma que não é saudável para você e não vai fazer bem”, explicou o Bispo Renato Cardoso, durante a programação Inteligência e Fé, do dia 18 de março.

O que é cobiça?

Ele acrescentou que “cobiça” é diferente de “desejo” ou “sonho”. A cobiça é uma espécie de desequilíbrio, algo que leva a pessoa a fazer qualquer coisa para obter o que deseja.

É como aquela pessoa que é casada e nunca se viu em adultério, mas, por causa do seu desejo, ela passa por cima de seus princípios morais, para satisfazer a própria vontade.

Há os que cobiçam o dinheiro a qualquer custo. Para isso, são capazes de envolvimento em esquemas e atividades ilegais. “A pessoa faz coisas por dinheiro, querendo alcançar algo. Depois, esse algo explode no seu rosto e a envergonha”, alertou.

Cuidado

Portanto, saiba identificar aquilo que o seu coração se inclina para cobiçar. E permaneça em alerta.

Clique aqui e acompanhe esta e outras mensagens do Bispo Renato Cardoso na íntegra.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock