Universal em Londres inaugura centro de apoio para a comunidade
"Universal Access Point" oferece suporte frente aos problemas como falta de moradia e busca de vagas de emprego
Muitos são os fatores que levam uma pessoa e até famílias inteiras a passar por dificuldades financeiras, enfrentar escassez de recursos, principalmente a falta de comida e moradia. A pandemia de Covid-19, por exemplo, intensificou o problema de quem já se encontrava em situação de rua. Ademais, também elevou a vulnerabilidade de pessoas que perderam suas fontes de renda. E, assim, ampliou ainda mais este contingente populacional.
Diante da necessidade de ajudar e levar apoio físico e espiritual para essas pessoas, a Universal em Londres, Inglaterra, inaugurou no dia 26 de fevereiro último o “Universal Access Point” (“Ponto de Acesso Universal”, em tradução livre para o português). O “UAP” é um eixo que ajuda a conectar a comunidade com organizações que podem oferecer suporte frente aos problemas como falta de moradia e de alimentos, busca de vagas de emprego e etc.
Ajudar o vulnerável a retomar sua vida
A saber, a ideia de criar este projeto surgiu das necessidades observadas entre a comunidade local. Muitas pessoas estão sofrendo com a falta de moradia em Londres, por exemplo. Muitas vezes, elas vão à Igreja e recebem o apoio espiritual de que precisam. E, agora, é possível também oferecer ajuda para as suas necessidades físicas mais abrangentes.
“O principal objetivo é apoiar os vulneráveis com os problemas que enfrentam. E ajudá-los em suas necessidades físicas, aconselhando-os e encaminhando-os para organizações que oferecem apoio. Porque há muitos que não sabem onde procurar ajuda. O ‘Universal Access Point’ atua como uma ponte para ajudar a pessoa a encontrar o apoio certo e a retomar sua vida”, disse o Pastor David Nzuruba, responsável pelo trabalho local.
O atendimento no “UAP” é realizado pelo corpo de voluntários, por telefone ou presencialmente, e acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.
“Para mim é um grande prazer ajudar nossa comunidade com suas dificuldades e necessidades. Várias pessoas já vieram até nós e conseguimos muitas acomodações temporárias, para jovens sem-teto que foram expulsos de suas famílias, idosos que haviam perdido suas casas e tantos outros com problemas mais complexos”, explicou a voluntária Samantha Dixon, que ajuda no gerenciamento das atividades no local.
E continuou: “Ajudamos muitos que não sabem usar o computador ou até mesmo escrever para preencher formulários e solicitar a ajuda de que precisam. Outros vêm até nós porque precisam de comida, e isso inclui mães e refugiados que não têm nada para alimentar seus filhos. Muitos realmente estão presenciando grandes mudanças positivas através deste trabalho.”
Apoio e esperança para seguir em frente
Mais de 50 pessoas já receberam ajuda desde a inauguração. Algumas com alimentação emergencial, outras com orientação sobre moradia e que, hoje, não se encontram mais desabrigadas. A exemplo de Jonathan Augusto que foi atendido pelo projeto e falou como foi para ele receber esta ajuda. “O ‘UAP’ tem me apoiado de várias maneiras, fornecendo alimentação, também na busca de hospedagem e até de uma oportunidade de emprego”, contou.
“Muitas pessoas estão ouvindo sobre o projeto e descobrindo que há ajuda tanto para suas necessidades espirituais, através do trabalho da Igreja Universal, quanto para suas necessidades físicas, através do trabalho do ‘UAP’. Isso trouxe esperança para muitos e os ajudou a seguir em frente com suas vidas”, concluiu o Pastor David.
A saber, o “Universal Access Point” está localizado ao lado da sede da Igreja Universal e faz parte do Rainbow Theatre, em Finsbury Park, região norte de Londres.
Quer saber mais sobre o trabalho da Universal bem como das ações sociais dos grupos de voluntários nos países da Europa e pelo mundo? Clique aqui e acompanhe as atualizações diariamente.