Por que somente alguns desfrutam dos benefícios do relacionamento com Deus?

O Bispo Adilson Silva explica a razão. Entenda

Imagem de capa - Por que somente alguns desfrutam dos benefícios do relacionamento com Deus?

Por que a maioria das pessoas que chegam na igreja não se beneficiam do Poder de Deus? Qual o segredo daqueles que chegam destruídos, têm suas vidas transformadas e se tornam testemunhas vivas do Poder de Deus?

Enquanto poucos desfrutam dos benefícios de um relacionamento com Deus, a maioria que está na igreja há anos, que conhece a Palavra de Deus, a ponto de citar versículos inteiros, sem precisar abrir a Bíblia – mesmo com todo conhecimento adquirido ao longo dos anos – ainda vive no limite da derrota e do sofrimento.

Deus age em parceria com o ser humano

Como isso é possível, se eles ouvem a mesma Palavra?

O Bispo Adilson Silva explica que o segredo daqueles que são bem-sucedidos no relacionamento com Deus é que eles entenderam que Deus não trabalha sozinho.

“O que muita gente não sabe ou não entendeu ainda é que Deus trabalha em parceria conosco. Ele não faz por mim, Ele faz comigo. Tudo que Deus for fazer na sua vida, Ele vai fazer em parceria com você, com suas ações, reações e suas decisões”, destaca.

Deus busca pessoas que O temam

Mas, para formar essa parceria, Deus busca alguém que O tema verdadeiramente.  E é justamente nesse aspecto que muitos continuam vivendo aquém das Promessas de Deus. Porque querem usufruir das bênçãos de Deus, mas não estão dispostos a Lhe dar o devido respeito e a consideração que merece.

O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte. Provérbios 14:27

Isso significa que quando uma pessoa não tem o temor de Deus, ela não se desvia dos laços do diabo e, com isso, contribui para que o mal destrua a vida dela. Ou seja, ela deixa de fazer parceria com Deus para fazer com o diabo.

Algumas coisas que acontecem na vida das pessoas são fatalidades, mas a maioria dos problemas que enfrentam são provocados por elas mesmas. “Problemas esses que nascem da própria cobiça, do pecado, do egoísmo, do orgulho e das decisões que elas tomam pautadas nas emoções do coração e na falta do temor”, lamenta o Bispo.

O exemplo de Jacó

A vida de Jacó é um exemplo disso. Enquanto não temia a Deus, Jacó foi um enganador. Enganou o irmão, mentiu para o pai quando se passou por Esaú e, como consequência do seu mau caráter, teve que sair da casa dos pais fugido, pois foi ameaçado de morte pelo irmão que estava consumido pelo ódio e desejo de vingança.

Ou seja, a culpa de todo aquele sofrimento que ele estava passando era dele mesmo.

No entanto, quando ele aprendeu a temer a Deus, a vida dele mudou e o seu maior problema – que era escapar da fúria de Esaú – foi resolvido.

E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. Gênesis 32:30

“O que ele quis dizer com isso? Naquela noite que Jacó teve de lutar com Deus no Vau de Jaboque, a gente costuma dizer que ele lutou com um anjo, mas, na verdade, era o próprio Senhor Jesus. Foi Ele que apareceu para Jacó naquele Vau, porque um anjo não poderia mudar a essência de Jacó, só Jesus pode fazer isso!”, observa o Bispo.

Jacó e sua experiência com Deus

Mas essa não foi a primeira experiência com Deus de Jacó. A primeira aconteceu em Betel, logo quando saiu fugido de Canaã, quando fez um voto com Deus.

E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus. Gênesis 28:17

O Bispo Adilson destaca que foi a partir dessas experiências que nasceu um novo Jacó, um homem justo, honrado, que entendeu que não podia – em nome de seus interesses – passar por cima dos direitos do seu semelhante. “Por isso, Jacó trabalhou mais de 20 anos para Labão e nunca o lesou. Ele sempre trabalhou com honestidade, porque ele passou a temer a Deus”, esclareceu.

Então, “se você quiser se guardar das mazelas e dos sofrimentos que têm assolado a vida das pessoas, obedeça a Palavra, ande na Justiça, tema a Deus. Faça [ao outro] o que você quer que lhe façam …”, aconselha o Bispo.

Esvazie-se de si mesmo

Ele acrescenta ainda que se alguém diz que não consegue ser essa pessoa correta, justa e temente a Deus é porque ainda não se esvaziou de si mesmo. Somente quando fizer isso poderá ter o seu interior transformado pelo Espírito Santo, por meio do novo nascimento, como aconteceu com Jacó.

Jacó saiu do Vau de Jaboque com sua natureza transformada; quando se encontrou com Esaú já era um novo homem. E para sua surpresa, Esaú o abraçou e o beijou, o ódio que ele nutria há anos pelo irmão havia sido dissipado. “Mas não foi Esaú que mudou, foi Jacó que mudou.  Porque Esaú odiava Jacó, mas ele não encontrou Jacó, ele encontrou Israel. Então, se você quer deixar de colher as coisas erradas que fez no passado, deixe de ser você e torne-se outra pessoa, dessa forma, você não vai precisar colher o que a outra pessoa plantou”, assegurou o Bispo Adilson.

Encontro com Deus

E a única forma de isso acontecer é por meio do novo nascimento e do Batismo com o Espírito Santo. Por isso, participe todos os domingos da reunião do Encontro com Deus, que acontece no Templo de Salomão, às 7h e às 9h30. Ou se preferir participe em uma Universal mais próxima de sua casa. Consulte aqui os endereços.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Istock e Reprodução