3 atitudes que levam à queda espiritual

Será que você está num processo de queda espiritual e não está percebendo? Leia e faça uma autoanálise

Imagem de capa - 3 atitudes que levam à queda espiritual

Antes de ser traído, o Senhor Jesus subiu ao Monte das Oliveiras, juntamente com os discípulos, para orar. Na ocasião, Ele alertou a todos quanto ao que estava prestes a acontecer e como eles reagiriam.

“Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galileia. Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei. Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.” Mateus 26:31-35

Foi ali, que Pedro teve sua primeira atitude que o levaria à queda espiritual.

1ª atitude: Ignorar os alertas do Espírito Santo

Pedro ignorou dois alertas do Senhor Jesus. O primeiro foi um alerta geral, quando o Senhor Jesus disse que eles se escandalizariam dEle ainda naquela noite.  O segundo, foi quando disse diretamente para Pedro que ele O negaria três vezes também naquela mesma noite. Mas, Pedro não aceitou, pelo contrário, contestou o que Jesus havia afirmado.

Assim também muitas pessoas agem quando, numa pregação, por exemplo, recebem um alerta do Espírito Santo, mas acham que tal Palavra não é para ela. Ela não consegue discernir quando o Espírito Santo está falando com ela, porque se considera suficientemente forte para não se deixar levar por uma tentação. Muitas vezes esse alerta vem por meio de uma amiga ou de uma pessoa que convive com ela, que está vendo um comportamento errado dela e tenta alertá-la, mas ela não aceita. Então, cuidado.

2ª atitude: Deixar as dificuldades interferir na sua fé

“E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza. E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.” Lucas 22:46

A nossa caminhada com Deus é repleta de desafios e dificuldades, mas não podemos permitir que elas interfiram na nossa fé e na nossa comunhão com Deus.

Pedro deixou que a tristeza interferisse na fé dele. E assim, muitas pessoas também têm permitido o sono da tristeza. Como quando ela está enfrentando um problema e, por não ver uma resposta à suas orações, ela desanima, se entristece e deixa de orar para dormir. E o nosso relacionamento com Deus não pode estar condicionado às bênçãos e livramentos que esperamos dEle.

Em vez disso, devemos agir como Jesus agiu. Como ele lidou com a tristeza que estava sentindo? Ele orou. Ou seja, Ele não condicionou o Seu relacionamento com o Pai àquele livramento, mas se lançou mais ainda ao Pai e declarou mais ainda seu amor a Ele. E, por isso, Deus enviou um anjo para O fortalecer. Então se você quer ser fortalecido no momento da dificuldade siga o exemplo do Senhor Jesus: lance-se ao Pai.

3ª atitude: Seguir o senhor Jesus de longe e se misturar com pessoas incrédulas

 “Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe. Havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles. E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele. Porém, ele negou-O, dizendo: Mulher, não O conheço. ” Lucas 22:54-57

Veja que Pedro começou a seguir o Senhor Jesus de longe e ainda se misturou com aquelas pessoas que O perseguiam e estavam ali zombando dEle. Então, a queda foi inevitável.

Nos dias atuais, nem precisamos sair de casa para nos misturarmos com os incrédulos. Dentro da sua própria casa, na privacidade do seu quarto, você faz isso quando acessa as redes sociais. Por meio delas, inclusive, o diabo tem disseminado muitas ideologias erradas e romantizadas em pessoas de Deus, fazendo com que elas passem a seguir o Senhor Jesus de longe. Ela é cristã, vai à igreja, mas vive longe da Palavra de Deus, porque baseada nessas ideologias passou a adotar atitudes e comportamentos que se contrapõem à Palavra de Deus.

E quando você acredita nas mesmas coisas que o mundo acredita, você está a um passo de fazer o que Pedro fez. Porque o mundo vai apagar as ideias do Senhor Jesus da sua mente, de tal maneira, que você vai olhar e vai dizer: “Eu não O conheço”.

Assista essa meditação na íntegra no perfil oficial do Godllywood Portugal no Instagram.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Istock e Reprodução