É pecado lavar roupa na Sexta-feira Santa?
Há uma tradição que fala sobre o assunto. Entenda
Há uma tradição que fala sobre não lavar roupa na “Sexta-feira Santa (ou da Paixão)“, na “Semana Santa“. Mas será que isto tem implicação em nossa vida?
Não se pode lavar roupa na Sexta-feira Santa?
- Há a tradição religiosa da “Quaresma”, que seria um período para preparar as pessoas para a Páscoa, cerimônia que, além de estar presente na Lei de Moisés, faz referência ao sacrifício do Senhor Jesus, na “Sexta-feira Santa”.
- E, assim, instituições religiosas determinaram para as comunidades a prática de não lavar roupas na Sexta-feira Santa.
- A explicação do porquê ter sido proibido lavar roupas estava no fato de que Jesus Cristo, no sacrifício da cruz, teve Suas vestes manchadas de sangue.
- Dizia-se, até mesmo, que quem lavasse a roupa na data sofreria um agouro e teria as próprias roupas manchadas com sangue.
- Portanto, os religiosos consideravam tal prática até mesmo como pecaminosa.
Sim, mas:
- É importante compreendermos que certas tradições não possuem base bíblica. Não lavar a roupa na Sexta-feira Santa, por exemplo, não faz parte dos ensinamentos Divinos.
- Muito mais importante do que deixar de lavar roupas é se limpar espiritualmente (abandonando os pecados e se aproximando de Deus).
O que fazer:
- É importante que você faça uma autoavaliação sobre a sua real condição espiritual nesta “Sexta-feira Santa”, que, neste ano, será no dia 18 de abril.
- Na data, ocorrerá o evento especial “A Família ao Pé da Cruz“. Procure por mais informações em uma Universal próxima (consulte o endereço aqui).
- Em São Paulo, por exemplo, serão dois grandes encontros, às 10h e às 17h, no Mercado Livre Arena Pacaembu. Igualmente, no Rio de Janeiro, o grande encontro será no Maracanã, às 10h.