A alegria de Davi
Ele estava tão feliz, que não se importou em dançar na frente de seus súditos...
Na meditação desta última sexta-feira (disponível pelo univervideo.com), observamos a alegria de Davi ao trazer a arca para Jerusalém. Ele estava tão feliz, que não se importou em dançar na frente de seus súditos, para a vergonha de Mical, sua esposa amarga. Mas, quanto a ela, escreveremos um outro post…
No fundo, Davi sempre quis servir a Deus. Eu imagino que Davi, quando criança, gostava de ouvir as histórias que lhe contavam sobre quando havia um tabernáculo em Israel e como os levitas trabalhavam nele, dia e noite. E como ele não era filho de levita, ele só sonhava com tal função privilegiada de poder viver para servir a Deus.
O que ele não sabia é que Deus vê os corações, e quando viu o dele, o viu como um verdadeiro levita, mesmo não tendo o sangue de um. Enquanto os próprios levitas da época não se mobilizavam para voltar com os costumes do tabernáculo, Davi fez questão de que isso fosse a primeira coisa a ser feita, assim que se tornou rei. Ele conquistou Jerusalém, para então trazer a Arca da Aliança para o seu devido lugar.
Davi, então, mandou construir o tabernáculo justamente em frente do seu palácio, não só para admirá-lo todos os dias, mas para estar perto dele, sentir-se parte dele, como ele fala tão bem no Salmo 84:
“Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus Vivo. Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente…Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.”
O desejo de Davi era servir a Deus, por isso ele foi escolhido para ser rei de Israel. E por isso também que não foi profeta, nem levita, nem sacerdote que teve a inspiração de construir a CASA do SENHOR, e sim Davi.
A primeira característica de quem tem o coração segundo o coração de Deus é essa: de servi-LO todos os dias da sua vida. Uma característica extremamente espiritual que só o Próprio Deus vê, e por isso escolhe e presenteia com o Seu Espírito.
Eis a razão de muitos não receberem o Seu Espírito.
O querem para quê? Se Ele veio para que possamos servir a Deus como levitas?