A história de Gideão – parte 13
Deus ordena o ataque
Deus ordena o ataque: (Juízes 7.9-11a)
Deus manda Gideão atacar o acampamento midianita. E diz que, se ele ainda teme descer, pode ir lá espionar e ter certeza. E Gideão desce para espiar e ouvir a conversa deles, como Deus o orientou a fazer, caso tivesse medo. Então, ele ainda tem medo.
Mais uma vez, vemos que mesmo depois de receber o Espírito Santo e de já ter vencido alguns de seus medos, Gideão ainda luta contra o medo. Isso mostra que mesmo com o Espírito Santo, o medo pode surgir, mas agora temos Deus a nos orientar a como vencer esse medo. E, se obedecermos à Palavra dEle, conseguimos vencer.
Gideão assumiu que ainda estava com medo (não o escondeu) e obedeceu à Palavra de Deus, descendo ao arraial. Novamente, chama a atenção a paciência de Deus com as limitações de Gideão. Ele teve essa paciência porque, desde o início, mesmo apavorado, Gideão obedeceu. Desta vez, não é Gideão que assume o medo e pede de Deus algum sinal. É o próprio Deus que dá a ele a possibilidade de ter seu medo mitigado.
Deus sabe tudo a nosso respeito. Conhece nossos sentimentos mais profundos e todos os nossos pensamentos. Não adianta tentar esconder alguma coisa dEle. Mas Ele está totalmente disposto a nos ajudar com o que for necessário para apoiar nossa fé e nos fazer vencer essas limitações. O Espírito Santo é nosso auxiliador em tudo que precisamos para realizar a Sua obra. Quanto amor e quanta paciência!
Leia também:
– A história de Gideão – parte 1
– A história de Gideão – parte 2
– A história de Gideão – parte 3
– A história de Gideão – parte 4
– A história de Gideão – parte 5
– A história de Gideão – parte 6
– A história de Gideão – parte 7
– A história de Gideão – parte 8
– A história de Gideão – parte 9
– A história de Gideão – parte 10