Calebe Universal no exterior realiza exibição de artesanatos feitas por idosos
Evento Calebe Criativo promoveu nos países o trabalho do projeto Artes
O artesanato faz parte da história da humanidade, por meio deste tipo de criatividade, as pessoas expressam emoções, trabalham a coordenação motora e também é um meio de socialização, sem contar a contribuição significativa para a vida de pessoas que se sentem solitárias ou que possuem tempo livre e não sabem com o quê se ocupar.
Durante o mês de março, nos países que possuem o trabalho do Calebe Universal, foi realizado o evento mensal “Calebe Criativo”, onde os participantes do projeto Artes, promoveram uma exposição dos artesanatos feitos pelas pessoas da melhor idade que participam deste projeto, além de ser uma forma de mostrar como o Calebe Universal pode agregar na vida das pessoas da melhor idade.
O projeto traz aulas semanais para os idosos, onde eles aprendem a confeccionar peças de artes que também podem ser utilizadas em casa para decoração ou até mesmo como objeto útil. Os materiais utilizados são recicláveis, o que também leva a mensagem de conscientização ambiental. A cada aula, belas peças de artes são formadas e trazem também a alegria que o idoso tem de aprender algo novo, de compartilhar suas habilidades e a socialização por meio das amizades que foram sendo construídas.
O Calebe Criativo contou com a participação de 68 países em todos os continentes como: Burkina Faso, Irlanda, Serra Leoa, Panamá, Uruguai, Itália, Angola, Guatemala, Nigéria, São Martin, Japão, Filipinas, Peru, entre outros. Foram 109 voluntários com especializações em artesanatos como pintura, tear e artesanato geral que se disponibilizaram a mostrar e ensinar sobre as peças produzidas, o evento contou também com workshops e exposições com os mais diversos tipos de arte feitas passo a passo em cada aula ministrada.
Dos mais de 1.600 eventos realizados nos países, quase 50 mil pessoas foram beneficiadas e puderam conhecer tanto sobre o projeto Artes como o trabalho geral do Calebe Universal com as pessoas da melhor idade, outro ponto interessante sobre o evento foi a alegria dos idosos em poder mostrar os artesanatos feitos om suas próprias mãos e mostrar que estão tão ativos quanto antes, tanto que em alguns países contaram com a apresentação do Coral do Calebe feito por pessoas da melhor idade.
O bispo Valter Pereira, coordenador geral do Calebe Universal, comentou sobre o benefício que o artesanato traz na vida dos idosos.
“O projeto Artes foi feito para que os idosos tenham ocupação, atividade e vejam o resultado de sua aplicação nas aulas. Isso independe de idade, gênero, serve para mostrar e expressar o que os idosos podem fazer ao receber uma nova habilidade, é o benefício de manter a mente em atividade, uso da memória, interação social, enfim, são inúmeros benefícios que o artesanato pode trazer. O que os idosos precisam é de ter oportunidade para conhecer algo novo, de fazer algo com suas próprias mãos, empreendendo tempo, raciocínio. Quando vemos a alegria destes idosos em ver algo que eles próprios criaram, vemos o brilho no olhar de alguém que sabe que ainda pode contribuir e aprender, e isso não tem preço”, finalizou o bispo.
Acompanhe algumas fotos do Calebe Criativo no exterior.